MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Fibromialgia

Em 14/04/2024 às 06:00h
Giana Cunha

por Giana Cunha

Fibromialgia | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ilustração: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Dores e sensibilidade em diversas partes do corpo, como músculos, tendões e articulações, integram a rotina de quem tem fibromialgia. A síndrome da dor generalizada, atinge principalmente mulheres, que representam 90% dos casos. São 270 mil gaúchos com a doença.

Esta doença reumática, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, é a que mais atinge a população. As causas ainda são desconhecidas, mas os especialistas apontam que ela seja provocada por um descontrole na área do cérebro responsável pelo processamento da dor, como se a percepção da sensação de dor fosse alterada. Alguns fatores são comuns entre as pessoas atingidas, como antecedentes familiares, infecções, doenças autoimunes, ansiedade e depressão.

Sintomas

A dor é um dos principais sintomas, além de dificuldades para a prática de atividadefísica, dor de cabeça intensa, formigamento e dormência nos pés e mãos e fadiga. O diagnóstico só pode ser feito mediante consulta médica e exames.

Tratamento

A fibromialgia não tem cura, assim como todas as doenças reumáticas. O tratamento se resume a aliviar os sintomas e amenizar as dores e o desconforto, com foco na melhoria da qualidade de vida.

Projeto de Lei aprovado na ALRS deve facilitar acesso ao tratamento

Essa semana, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 296/2023, de autoria dos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), que equipara as pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência. O projeto pretende beneficiar as pessoas atingidas pela síndrome reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é que os pacientes possam ter acesso a tratamentos no SUS. O projeto segue agora para sanção do governador. A intenção é que a lei seja sancionada até o dia 12 de maio, Dia da Conscientização e Enfrentamento da Fribromialgia, estabelecido pela Lei Federal 14233/2021. Pelo texto, ficam equiparadas às pessoas com deficiência as pessoas com fibromialgia. Para os efeitos desta lei consideram-se pessoas com fibromialgia aquelas com avaliação e diagnostico de fibromialgia, por médico competente na especialidade, que se enquadrem nos requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que venha a substituí-la. A avaliação da deficiência, acaso necessária, poderá ser biopsicossocial e ficam estendidos às pessoas com fibromialgia os direitos de acesso aos programas, benefícios, tratamentos especiais ou demais disposições aplicáveis às demais pessoas com deficiência, previstos na legislação estadual.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br