MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Evento marcará início das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

NAF é resultado de parceria entre Receita Federal e Urcamp

Em 21/03/2024 às 13:49h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Evento marcará início das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade acontece no Salão de Atos da instituição Foto: Tiago Rolim de Moura

Dentro da programação do Congrega Urcamp 2024, acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h, uma série de palestras conduzidas por representantes da Receita Federal sobre o IRPF 2024 e a destinação do tributo. Essa atividade, que é gratuita e aberta ao público, marcará o início das operações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma parceria com Urcamp, que sedia o evento em seu Salão de Atos.

Mara Rosângela Drawanz Colomb, representante da Cidadania Fiscal da Receita Federal, iniciará as palestras com uma exposição sobre NAF - Cidadania Fiscal na Extensão Universitária. Em seguida, Juliano Rigatti Campeol, delegado da Receita Federal em Pelotas, abordará as novidades do Imposto de Renda e a destinação aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa (FDI). A noite de palestras encerrará com a fala do auditor-fiscal da Receita Federal, Gláucio Nascimento de Abreu, sobre Repressão Aduaneira.

Entenda

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto da Receita Federal em colaboração com Instituições de Ensino Superior, visando oferecer orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais (MEI) e entidades sem fins lucrativos. Os objetivos incluem a prestação de orientação contábil e fiscal, a formação dos estudantes sobre a função social dos tributos e os direitos e deveres relacionados à tributação, além de apoiar a sociedade em questões contábeis e fiscais, promovendo a conscientização dos contribuintes sobre a função socioeconômica dos tributos. As atividades incluem orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF, auxílio na destinação do Imposto de Renda para Funcriança e Idoso, e apoio na inscrição e informações cadastrais de CPF e MEI.

O professor João Cleber Lopes, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Urcamp, destacou os esforços da instituição para implementar o NAF na região. Ele ressaltou que, desde setembro do ano passado, a instituição vem trabalhando nesse projeto, sendo pioneira na região em instituições de Ensino Superior. Conforme explica, após a assinatura do acordo com a Receita Federal, em novembro do ano passado, foram realizadas atividades iniciais de divulgação e conhecimento. Ele  relatou o processo de seleção semestral de alunos voluntários para participarem do NAF: ao todo, são sete estudantes, cinco provenientes do curso de Ciências Contábeis e dois do curso de Direito e destacou que o principal objetivo é preparar os alunos para o mercado de trabalho enquanto atendem o papel comunitário da instituição de ensino: “O intuito é atendimento da comunidade por meio de atividades de extensão que venham a preparar o nosso aluno para o mercado de trabalho e, conjunto a isso, atender a comunidade em problemas que elas tenham com o CPF, com dúvida sobre Imposto de Renda”, relata.

O NAF iniciará os atendimentos a partir da próxima semana, na Avenida Tupy Silveira, nº 2078-2114 (Biblioteca Central da Urcamp). O atendimento presencial está disponível via agendamento através do WhatsApp (53) 999940887 e acontece todas as quintas-feiras, das 19h às 22h. Para mais informações, o contato pode ser realizado através do e-mail naf@urcamp.edu.br, ou nas redes sociais: Instagram @naf.urcamp e Facebook @nafurcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br