MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Abertas inscrições para a segunda turma de residência em Clínica Médica da Santa Casa

Prova de seleção será aplicada pela Fundatec e validada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)

Em 01/09/2023 às 17:45h
Aline Portella

por Aline Portella

Abertas inscrições para a segunda turma de residência em Clínica Médica da Santa Casa | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

O mês de setembro inicia com boas notícias para aqueles que desejam realizar uma especialização na área de clínica médica junto à Santa Casa de Bagé. O período de inscrições para a prova de seleção iniciou nesta sexta-feira, 1º, e se estende até o dia 23 de outubro. A avaliação é dividida em duas etapas, sendo a primeira uma prova escrita realizada através da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), principal meio de seleção da maioria das residências médicas do Estado, enquanto a segunda é uma entrevista feita no local do internato, neste caso, no hospital, sob coordenação técnico-administrativa da clínica, quando serão selecionados os quatro novos candidatos para residirem no próximo ano.

De acordo com a médica endocrinologista e supervisora do programa, Claudete Zanatta, a expectativa é de que todas as pessoas interessadas tenham oportunidade de fazer as inscrições e participar das seletivas, alcançando uma boa colocação e, consequentemente, a tão esperada nomeação. “A residência na área de Clínica Médica é a base para a maioria das especializações, como cardiologia, endocrinologia, pneumologia, gastroenterologia e reumatologia, que têm como pré-requisito a conclusão destes dois anos de residência”, afirma Claudete.

A médica ainda ressalta que, com a formação da primeira turma, já foi constatado que a qualidade de atendimento dentro do hospital melhorou consideravelmente, visto que os residentes de clínica médica estão sendo treinados para atendimentos mais graves e que exigem cuidados mais intensivos. “A primeira turma obteve um resultado muito positivo, tanto para os médicos residentes, que estão evoluindo muito na questão dos atendimentos de casos mais críticos, quanto para os pacientes, que estão sendo beneficiados com a melhoria na abordagem e nos seus tratamentos”, concluiu a endocrinologista. 

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de oportunizar aos médicos, que já estão na cidade e já trabalham na área básica, terem a experiência de tratamento dentro de um hospital, habilitando estes profissionais tanto para tratarem pacientes internados, como seguir executando atendimentos em ambulatórios e postos de saúde, porém, com muito mais qualidade. 

Luma Alves Costa, residente da primeira turma da Santa Casa de Caridade, conta que a experiência no hospital é de excelência. “O contato intenso e diário de uma residência médica nos possibilita ampliar nossos conhecimentos. Temos preceptores empenhados e capacitados, e uma instituição aberta a oferecer o que há de melhor. Esse é mais um passo na minha formação e sou agradecida pela oportunidade”, afirma.

Já para Flávio Machado Bidone, formado desde 2017 e também associado ao projeto, a residência é uma experiência única, pois possibilita que aprendam uma medicina com os princípios de humanidade, ética e compromisso. “Temos uma ampla e atualizada revisão dos conteúdos científicos baseados em evidência. Quem ganha é a cidade, a instituição e, principalmente, os pacientes”, finaliza Bidone.

{AD-READ-3}

Aqueles que forem selecionados passam por um treinamento de 60 horas semanais, abrangendo tanto a parte prática como a parte teórica, através de reuniões, leituras de artigos científicos e estudos de casos clínicos. Além disso, também possuem o suporte de um grupo de profissionais que servem como preceptores durante a residência, composto atualmente pela Dra. Flávia Marzolla - pneumologista, Dr. Rodrigo Braga - nefrologista, Dra. Daniela Malaman - gastroenterologista, Dr. Jorge Boemo - cardiologista; e pela endocrinologista Claudete Zanatta, que coordena todas as atividades da residência médica.

A prova ocorrerá no dia 19 de novembro e as inscrições estão sendo realizadas através do site www.amrigs.org.br/prova.

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br