MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Instituições da região se articulam para criar Aliança pela Inovação

Em 01/07/2023 às 11:02h
Felipe Valduga

por Felipe Valduga

Instituições da região se articulam para criar Aliança pela Inovação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Urcamp, Unipampa, Uergs, IFSul e Embrapa devem integrar grupo | Foto: Tiago Rolim de Moura

Tendo como exemplo iniciativa já consolidada na região Metropolitana do Rio Grande do Sul e, mais recentemente, instalada na Serra gaúcha, instituições de Ensino Superior e de pesquisa das regiões da Campanha e Fronteira Oeste deram início, na manhã de sexta-feira, dia 30, em Bagé, a um movimento para criar uma Aliança pela Inovação.

A proposta foi apresentada, na reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), pelo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões Mendes. Ele, aliás, já atua com a proposta de unificar metas regionais entre instituições de ensino desde 2018, quando a UFRGS, junto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) efetivaram um acordo tríplice, cujo papel é potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento - esta iniciativa, inclusive, foi prorrogada em abril deste ano.

Aos presentes, Mendes explicou que, além de oferecer oportunidades inovadoras para formar e atrair talentos, o movimento tem por objetivo proporcionar avanços para toda a região, com o engajamento da sociedade, de instituições, do poder público, de empresas e de associações. E destacou que, para cada região do RS, há especificidades únicas que exigem a atuação direta das instituições ali inseridas. "A ideia é que esse ecossistema ajude a solucionar problemas", enalteceu.

Em conversa com o JM, o reitor da UFRGS alegou que vir até Bagé, neste momento, é motivado por uma responsabilidade que tem de estimular que experiências exitosas possam ser alcançadas nas demais localidades do Estado. "Estou terminando meu mandato. Eu fui reitor em uma condição que teve pandemia, muita falta de recurso, enfim, todo o tipo de desafio. Mas, apesar disso, não foi impedimento para a UFRGS formar alunos, crescer, empregar mais a sociedade. O desafio é uma carga que vem nos ombros e Deus dá a cada um o que pode carregar. Agora, nesse momento que vários processos de trabalho estão muitos instáveis, e olhando alguns enfrentamentos que já ultrapassei, vi outras instituições irmãs, com a mesma responsabilidade que a nossa, com as mesmas dificuldades. Meu papel aqui é ser apenas um semeador. Estou plantando uma semente, cuja colheita não sou eu que vou curtir o momento. Tô plantando coisas que considero boas", resumiu. Segundo ele, o Estado tem buscando alcançar condições de expandir a inovação. "Qualquer envolvimento dessa palavra significa enfrentar os dilemas da sociedade ao redor e, melhor que isso, resolver", sentenciou.

Outro caso de Aliança ocorreu ano passado, quando depois de quase um ano de planejamento e alinhamento de ideias, a Aliança para Inovação da Serra Gaúcha foi formalizada - reunindo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Em Bagé, participaram do encontro o vice-reitor da Unipampa, Marcus Vinícius Morini Querol, acompanhado da pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Kanitz Gentil,  do pró-reitor de Extensão, Paulo Rodinei Soares Lopes, e da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Ana Paula Manera Ziotti; o reitor e o gerente de Inovação da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho e Leandro Pires, respectivamente; o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Vinicius Martins; o pró-reitor de Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Derivi, e o chefe adjunto de Centro de Pesquisa da Embrapa Pecuária Sul, Marcos Borba.

Ao longo das explicações, os presentes concordaram em dar andamento nas análises pela formalização de uma Aliança local, a partir de um protocolo que ainda deve ser oficializado após acordo de detalhes entre os envolvidos. De qualquer maneira, pelo parecer exposto, a iniciativa terá andamento.

{AD-READ-3}

O reitor da Urcamp, por exemplo, disse entender como pertinente uma mobilização deste cunho, de forma amistosa entre as instituições, para que objetivos possam ser alcançados de forma coletiva. "Precisamos sim nos unir para retornar à sociedade o que temos de melhor", destacou Sobrinho.

O mesmo foi compartilhado pelo vice-reitor da Unipampa, ao apontar que, de forma conjunta e com a expertise das iniciativas já existentes, será possível superar possíveis desafios que permitam a viabilização de novas práticas de inovação na região.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br