Cidade
Santa Casa de Caridade de Bagé completa 140 anos
por Melissa Louçan
Neste sábado, dia 25, completam-se 140 anos que um gesto de caridade e empatia proporcionou atendimento médico gratuito para a população de baixa renda de Bagé. Foi exatamente no dia 25 de março de 1883 que abriu as portas, pela primeira vez, a Santa Casa de Caridade de Bagé.
Quase um século e meio depois, a instituição de saúde cresceu e se tornou o principal hospital da região, atendendo, mensalmente, cerca de 260 mil pessoas, não apenas de Bagé, mas de todos os municípios de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul).
Atualmente, 225 leitos são disponibilizados, 780 funcionários atuam diariamente para manter o pleno funcionamento, além do corpo médico de atendimento, composto por 120 profissionais qualificados.
No ano de celebração dos 140 anos, o atual provedor da instituição, Dr. Carlos Eduardo dos Santos, junto à sua equipe de gestão, vem modificando a Santa Casa de dentro para fora, apostando na educação e tecnologia para alavancar o desenvolvimento do hospital.
Uma das ações realizadas neste ano, por exemplo, foi o início da residência médica. No início deste mês, a primeira turma assumiu como residente em Clínica Médica na Santa Casa de Caridade de Bagé.
O médico aposta na educação como um dos pilares de desenvolvimento da instituição. “O Ensino produz médicos que são referências, através da formação continuada, para que possam ser aproveitados dentro da instituição e dar a melhor assistência possível. Isso é uma coisa que faz com que o hospital cresça e faz com que os novos médicos queiram crescer também”. Aliás, a expectativa depositada no projeto é grande e já projeta novas ações. Santos acredita que após analisar a demanda e a aceitação do projeto, a residência médica poderá ser estendida a outras especialidades, como ginecologia e pediatria.
Outro empreendimento deste ano é a inauguração do serviço de Radioterapia da Santa Casa. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - Unacon, funciona desde 2010, ofertando quimioterapia, hormonioterapia, procedimentos cirúrgicos e outros atendimentos a pacientes oncológicos. Com o início das atividades da Radioterapia, o ciclo de tratamento será completo. O serviço já tem equipe contratada e treinada há seis meses e estrutura e equipamentos prontos para ação; a Santa Casa aguarda, apenas, um desenlace burocrático junto ao Governo do Estado para que o serviço faça sua estreia. A expectativa da provedoria é de que até o final de março, a radioterapia passe a ser ofertada aos pacientes SUS.
“A tendência, com a Radioterapia, é que Bagé se destaque como referência na alta complexidade de oncologia, se torne um pólo de tratamento oncológico. Isso vai fazer com que o hospital cresça, e, consequentemente, demandar altos investimentos na estrutura interna do hospital, para garantir atendimento de qualidade para os pacientes”, destaca.
Inclusive, ainda dentro das celebrações dos 140 anos, o hospital ganhou um reforço no atendimento aos pacientes oncológicos nesta semana. Após mais de seis meses de arrecadação, a campanha Troco do Bem, da rede de Supermercados Nicolini, realizou a entrega de uma touca de crioterapia capilar, adquirida com as doações da comunidade bajeense através do troco das compras.
O equipamento, que tem custo de R$ 200 mil, reduz a queda de cabelos em tratamentos quimioterápicos. Com a aquisição da touca, a Santa Casa será a quarta instituição de saúde do estado, a primeira na metade sul e a sexta do Brasil, a disponibilizar o tratamento exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comemoração solene
{AD-READ-3}A celebração de aniversário segue na segunda-feira, dia 27, às 18h30min, com uma sessão solene da Câmara de Vereadores, em homenagem à Santa Casa. Na ocasião, será apresentada a revista produzida pelo Jornal Minuano em alusão à data.