MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Presidente da FAT trata da retenção do Fundo Garantidor do Fies com ministro Paulo Pimenta

Em 25/03/2023 às 12:30h

por Redação JM

Presidente da FAT trata da retenção do Fundo Garantidor do Fies com ministro Paulo Pimenta | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parera, Feijó, Pimenta e Sobrinho se reuniram nesta semana, em Brasília | Foto: Reprodução /JM

Responsável por cobrir eventuais gastos em casos de não pagamento no Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) foi tema de agenda do presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, com o Ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, em Brasília.

O Novo Fies preocupa os gestores de instituições de ensino superior, pois os percentuais a serem descontados, a título de FG-Fies, foram corrigidos, e estão variando de 40% a 50%, chegando, em alguns, 100% dos valores a receber; ou seja, casos em que as instituições não teriam nada a receber em contrapartida aos serviços efetivamente prestados aos estudantes contratantes do Fies.

Uma resolução de 2018, que representou uma atualização no modelo, não implementou o contingenciamento da renda do estudante, entre outras medidas necessárias a norma legal, e que estão impactando no percentual de desconto a título de FG-Fies. No entendimento das universidades, os critérios precisam ser considerados e regulamentados, para que o impacto nas instituições não seja maior.

Pequenas e médias instituições de Ensino Superior são as mais impactadas pela mudança, uma vez que necessitam dos valores de repasses para cumprir com obrigações, sendo necessária uma solução emergencial, ainda que temporária, para receber pelos serviços prestados aos estudantes e manter a sustentabilidade financeira com inclusão social, que são pontos centrais.

No caso da Urcamp, os valores foram majorados de 14,99% para 45,07%, aumento de 30,08%, que representa 300% no índice antes praticado. “Nosso problema com o Fies é a retenção do Fundo Garantidor, que a Urcamp retinha 17% e passa a reter 46%. Isso dá, em valores reais, quase R$ 350 mil, que utilizamos para pagar folha de pagamento”, pontua o presidente da FAT.

{AD-READ-3}

Acompanhado pelo chefe de gabinete, Gabriel Feijó, Sobrinho foi recebido por Pimenta na quinta-feira, 23, em reunião articulada pelo secretário de Gestão e Normas do Ministério, Paulinho Parera, que tratará diretamente do tema junto à universidade. “Cumprimos mais uma agenda nesse compromisso que assumimos, de representar os interesses da FAT/Urcamp em Brasília. Vamos alinhar parcerias que sejam benéficas para o desenvolvimento da nossa Instituição e de suas mantidas”, destaca o presidente da FAT.

“O Ministro solicitou para que nós acompanhemos as demandas de Urcamp de perto. Seguirei trabalhando para suprir as necessidades da universidade, pela importância que a Urcamp tem, sua história em Bagé e seu papel no desenvolvimento da nossa cidade e região”, afirma Parera. Já Pimenta colocou-se à disposição para encaminhar as pautas da Urcamp junto ao governo federal.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br