Cidade
Estado homologa situação de emergência no município de Bagé
por Redação JM
Por meio de decreto publicado nesta quarta-feira, 8, o governo do Estado homologou a situação de emergência do município de Bagé. Com a medida, os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil ficam autorizados a prestar apoio suplementar, mediante prévia articulação e planejamento com o órgão central de coordenação do sistema e com o órgão regional municipal.
Bagé aguarda, agora, o reconhecimento por parte da União, para receber recursos de um pacote anunciado pelo governo federal. A inclusão do município na lista de beneficiários foi confirmada por parlamentares do PT, durante agenda em Brasília, no início da semana, cumprida junto ao secretário de Gestão e Normas do Ministério da Secretaria de Comunicação, Paulinho Parera, na Defesa Civil.
Por meio de nota, a Defesa Civil de Bagé reiterou, na terça-feira, 7, que cumpriu todas as etapas necessárias antes de solicitar o decreto de emergência devido à estiagem, destacando a necessidade de laudos técnicos. “E, por isso, o documento teve a homologação estadual e terá o reconhecimento federal publicado nesta quarta-feira, dentro dos trâmites legais”.
Após a publicação oficial, ainda de acordo com a nota, a Defesa Civil apresenta o plano de trabalho para a busca de recursos. "Nunca tivemos nesta gestão um decreto que não tenha sido homologado e o trâmite correto prova, mais uma vez, que agimos acertadamente", explica o coordenador da Defesa Civil, Everton Kaupe.