MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Proposta criação do Passaporte Animal de Equinos no RS

Tema foi debatido, em maio, durante audiência pública da Comissão de Agricultura do parlamento gaúcho

Em 17/08/2022 às 09:01h

por Redação JM

Proposta criação do Passaporte Animal de Equinos no RS | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Ulbrich / ABCCC

O líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Paparico Bacchi (PL), protocolou, na quinta-feira, dia 11, o Projeto de Lei 201/2022, que propõe a criação do Passaporte Animal de Equinos. A iniciativa do parlamentar foi idealizada a partir da reivindicação de tradicionalistas e produtores rurais, que relataram problemas no processo de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O tema foi debatido durante audiência pública da Comissão de Agricultura do parlamento gaúcho, realizada na Câmara de Vereadores de Vacaria, em maio de 2022.

Autor do requerimento que viabilizou a audiência pública, o parlamentar acolheu a reivindicação para propor os mecanismos e ajustes na legislação para proporcionar mais celeridade e menos burocracia na emissão da GTA – documento oficial e obrigatório para transporte animal no Brasil. A nova proposta determina que o documento pode ser feito de forma digital, por meio do aplicativo já disponibilizado pelo Poder Público, denominado Galope.

O autor do projeto destaca que nenhuma exigência sanitária deve ser flexibilizada ou excluída com a aprovação da proposta. “Queremos seguir a lei, mas não podemos deixar que a legislação vigente prejudique a rotina que envolve o tradicionalismo gaúcho, bem como, o trabalho dos produtores rurais. Não sou contra as importantes exigências que promovem a sanidade animal no Estado e se faz necessário criar os mecanismos que reduzam burocracias administrativas para otimizar tempo e esforço do cidadão”, salientou o deputado.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br