MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense recorda ação voluntária que ensinou eleitores a utilizar urna eletrônica em 1998

Rodrigues: "Vi as urnas eletrônicas com a sensação e alegria de quem começou ver o funeral do atraso e da fraude"

Em 09/08/2022 às 10:15h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Bajeense recorda ação voluntária que ensinou eleitores a utilizar urna eletrônica em 1998 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de duas décadas depois, ele segue confiante no processo eleitoral informatizado | Foto: Felipe Valduga

A recepção dos bajeenses à modernização do processo democrático, em 1998, mobilizou Juvêncio da Silva Rodrigues, então com 24 anos, a sair às ruas e explicar como funcionaria a primeira eleição com urna eletrônica na cidade. Mais de duas décadas depois, ele segue confiante no processo eleitoral informatizado.

À época, o então estudante de Relações Internacionais chegou a ser capa de uma edição do Jornal MINUANO, contando um pouco sobre o trabalho voluntário que decidiu realizar. Atualmente com 48 anos, Rodrigues relembra que criou um modelo simples para ensinar a população a realizar a primeira votação na urna eletrônica.

Munido de um teclado de telefone adaptado com cartões coloridos para simular os principais botões do equipamento - Branco, Corrige (vermelho) e Confirma (verde) - foi às ruas ensinar aos bajeenses como funcionava a nova tecnologia adotada para o pleito. “Na época, as pessoas visitadas ficavam felizes ao receber a instrução, a partir da qual poderiam participar corretamente da escolha democrática dos seus representantes”, recorda ele.

Rodrigues relembra que a ação voluntária foi feita no período de 30 dias, tendo alcançado mais de mil pessoas com as instruções. A urna foi utilizada pela primeira vez no Brasil, em 1996, durante as eleições municipais. Entretanto, apenas 56 municípios brasileiros tiveram acesso ao equipamento naquele ano - a distribuição foi sendo escalonada e a urna só chegou a Bagé para a eleição presidencial de 1998.

Sobre a tentativa de descredibilização que o equipamento vem sofrendo, nos últimos tempos, Rodrigues refuta as acusações de insegurança e possibilidade de fraude. “A Justiça Eleitoral utiliza o que há de mais moderno. O ano de 1996 foi um marco na história da informatização do processo eleitoral brasileiro, que é modelo para o mundo. A urna eletrônica é um projeto que já completou 25 anos e tem servido de modelo e inspiração para todo o mundo. Vi as urnas eletrônicas com a sensação e alegria de quem começou ver o funeral do atraso e da fraude", reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br