MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Agência FGTAS/Sine homenageia Paulo Goreti por 40 anos de atividade

Em 06/08/2022 às 09:44h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Agência FGTAS/Sine homenageia Paulo Goreti por 40 anos de atividade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

A quinta-feira foi um dia de trabalho especial para Paulo Goreti de Moura. No 4 de agosto, ele celebrou 40 anos de atividade em entidades ligadas a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda. Além disso, foi testemunha de todo o processo de nascimento da agência FGTAS/Sine de Bagé, da qual participou ativamente, há três décadas.

Aos 30 anos de idade, em 4 de agosto de 1982, Goreti começou a atuar na intermediação entre o Governo do Estado e entidades assistenciais do município, representando a Fundação Sul-riograndense de Assistência (Fundasul). Na época, ele conta que era o único representante do serviço e atuava diretamente em seu escritório de advocacia. Com o surgimento de novas demandas, foi necessária a fusão entre a Fundasul,  Fundação Gaúcha do Lazer e Recreação (Funlar) e Fundação Gaúcha do Trabalho (FGT), da qual Goreti também participou. Assim, funcionou por cerca de oito anos. 

Em 1992, foi somada, à fusão criada pela Fundasul, Funlar e FGT, o Serviço Nacional de Empregos (Sine), chegando ao atual modelo de agência FGTAS/Sine, que completa exatamente três décadas de atuação em Bagé. “Nesse tempo todo, tive o privilégio de conviver com todos os tipos de pessoas, de todas as classes, com formas diferentes de pensar. Foi um grande aprendizado”, destaca ele.

A Agência cresceu e se estabeleceu, assim como a família de Goreti durante o mesmo período - inclusive, a filha mais velha tem exatamente a mesma idade que o tempo de trabalho do pai a serviço da assistência social na cidade.  Atualmente, ele atua como técnico-científico da Agência. Mas além de ter testemunhado a mobilização e criação da Agência FGTAS/Sine, esteve a frente dela, como coordenador, durante três anos, no governo de Yeda Crusius (2007/2011).  “Uma coisa que eu sempre falei e continuo falando: as pessoas chegam aqui em uma situação delicada, buscando emprego. Então a única coisa que não podemos tirar deles é a esperança. Porque se não tem emprego hoje, pode ter amanhã. Precisamos ter esse olhar e delicadeza”, comenta ele, emocionado.

Além dos 40 anos de Agência, ele também celebra o jubileu junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Junto a outras duas profissionais, Goreti recebe a outorga do Diploma de Jubilamento, onde a exigência são 30 anos de inscrição atuante e 70 anos de idade. “E não tenho planos de parar, vou seguir na ativa”, comenta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br