Cidade
Prédio que abrigou Clube Comercial de Bagé será revitalizado
por Redação JM
O prefeito em exercício de Bagé, Mario Mena Kalil, adiantou, na segunda-feira, 1º, que as instalações do Clube Comercial, no centro da cidade, serão revitalizadas. A reforma, de acordo com o representante do Executivo, deve iniciar pelo telhado.
Kalil não detalhou valores ou prazos, destacando que um trabalho de captação de recursos deve ser realizado para viabilizar o cronograma completo de revitalização. “A intenção é recuperar aquela estrutura histórica, que é tão simbólica para o município”, disse.
O prédio utilizado pelo Clube Comercial, que possuía dívidas tributárias e com o próprio município, foi entregue à Prefeitura de Bagé em 2020. Na ocasião, o Executivo chegou a manifestar a intenção de definir uma utilização da estrutura voltada à Cultura.
No início do ano, o prédio centralizou a vacinação contra Covid-19, abrigando também a estrutura necessária para a realização dos testes da doença. A vacinação e os testes, porém, não acontecem mais no local desde segunda-feira.
Recuperação do patrimônio
Em conversa com a reportagem do JM, Kalil relatou que a recuperação dos prédios históricos da cidade deve se tornar algo permanente e mais efetivo a partir de agora. Citou, por exemplo, um trabalho desenvolvido junto à Casa de Cultura Pedro Wayne, recentemente, como um exemplo dos trabalhos. No local, profissionais do próprio Executivo atuaram para tornar o espaço, em destaque a área interna, repaginado, de forma a poder receber eventos culturais, e, claro, sediar a pasta de Cultura.
Quanto ao Clube Comercial, frisou, a meta é que, no mínimo, tornar a estrutura capaz de receber grandes eventos, como formaturas ou outras celebrações, realizadas de forma tradicional até tempos atrás. Além deste prédio, outros, adiantou o vice-prefeito, outros devem ser inseridos em um cronograma.