MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Sancionadas leis que reconhecem importância do cavalo crioulo para cultura nacional

Em 06/07/2022 às 08:31h

por Redação JM

Sancionadas leis que reconhecem importância do cavalo crioulo para cultura nacional | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Projetos que reconhecem provas como manifestações culturais nacionais foram apresentados por Hamm / Foto: Agustina Díaz Valdez/Divulgação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, do PL, sancionou duas leis de autoria do deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, que reconhecem as competições do Freio de Ouro (lei 14.394/2022) e da Marcha da Resistência (lei 14.392/2022) como manifestação cultural nacional.

Hamm classifica as sanções como conquistas, considerando que o Freio de Ouro é uma competição anual exclusiva do Cavalo Crioulo, realizada no Rio Grande do Sul há 40 anos. “O cavalo crioulo é animal conhecido pela força, agilidade e resistência e durante as provas são comprovadas as habilidades do cavalo e do ginete, reproduzindo-se nas pistas o trabalho do dia-a-dia no campo”, concluiu.

As duas provas funcionam como ferramentas de seleção da raça crioula e somam pontos para o ranking do registro de mérito da raça, contribuindo para o melhoramento genético da criação.

Responsável por um complexo econômico que movimenta anualmente mais de R$ 1,28 bilhão e emprega mais de 280 mil pessoas em todo o país, hoje há cerca de 400 mil cavalos crioulos no Brasil, que servem como ferramenta de trabalho, de esporte e de montaria.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Onécio Prado Júnior, agradeceu ao deputado pela iniciativa e empenho na aprovação e salientou que essa data é muito importante para a raça crioula com a sanção das duas leis que darão ao segmento mais tranquilidade para realização das provas.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br