MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Estado amplia ações de enfrentamento ao aumento de casos de síndromes respiratórias

Serviço estará disponível 24h com orientações e dúvidas frequentes, em mensagem gravada

Em 27/06/2022 às 18:28h

por Redação JM

Estado amplia ações de enfrentamento ao aumento de casos de síndromes respiratórias | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação / Secretaria da Saúde

A Secretaria da Saúde (SES) e o TelessaúdeRS lançaram um canal de comunicação com a população, através do número 0800-6453308, para oferecer orientações sobre doenças respiratórias em crianças. Ao entrar em contato pelo telefone, a pessoa ouvirá mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes. O serviço estará disponível 24h. Diferentemente dos outros serviços de telemedicina oferecidos pela plataforma, que são destinados a tirar dúvidas dos profissionais da saúde, a teleorientação é aberta à população geral.

Segundo Natan Katz, coordenador adjunto do TelessaúdeRS, a ideia é oferecer um serviço gratuito para a população, que auxilie os pais ou cuidadores das crianças a avaliar se é um caso de levar logo para uma emergência, de aguardar ou de apenas ficar em observação em casa. "A nossa expectativa é evitar lotar emergências e encaminhar as pessoas para os lugares certos e na hora certa. É um serviço que existe em outros lugares do mundo, mas no Rio Grande do Sul é inovador”, afirma Katz.

Essa é mais uma das medidas anunciadas pela SES para o enfrentamento do aumento da demanda de doenças respiratórias nos serviços de saúde. Nos últimos dias, foram inaugurados leitos clínicos em Parobé (31), São Jerônimo (22) e Sapucaia do Sul (23 pediátricos), além de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Erechim (10) e Lajeado (10 pediátricos). Há a previsão de abertura, ainda, de 10 leitos de UTI pediátrica em Caxias do Sul, e a possibilidade de mais 10 leitos clínicos em Guaíba.

Qualificação de leitos pediátricos com suporte a distância

Outra ação para o enfrentamento das doenças respiratórias no inverno é a qualificação de até 100 leitos pediátricos com suporte a distância, também com uso de telemedicina. O intuito é dar suporte a hospitais que não têm Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) com um médico intensivista pediátrico que discutirá os casos a distância, por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento dos pacientes.

O programa não visa a criação de novos leitos, e sim a utilização de leitos já existentes que contam com suporte técnico à distância para atender como um leito intensivo.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br