MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Guarany desenvolve escolinha e projeto de base integrada

Em 24/06/2022 às 22:15h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Guarany desenvolve escolinha e projeto de base integrada | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cleber Baiano treinará meninos dos 5 aos 13 anos - Foto: Yuri Cougo Dias

Depois de vários anos, entre projetos que começaram e pararam, a diretoria do Guarany Futebol Clube está implantando um sistema cuja expectativa é que se desenvolva por conta própria, independente de quem esteja à frente.

O primeiro passo foi dado com a formatação de uma comissão técnica permanente, que hoje é responsável pelos trabalhos com as categorias sub-15 e sub-17. Inclusive, estes profissionais estarão dando suporte ao técnico que for definido para a disputa da Copa FGF. A apresentação do elenco profissional está prevista para 28 de julho. Já o início da competição está agendado para 28 de agosto, exatamente um mês depois.

Sub-15 e sub-17

Atualmente, o Guarany trabalha com a sub-15 e sub-17, ambas treinadas por Renato Martins, que foi auxiliar técnico de Badico, entre 2021 e 2022. Antes disso, já trabalhava com a base, mas sem a mesma estrutura, que hoje é composta por Anthony Silva (preparador físico), Murilo Teixeira (analista de desempenho), João Vítor Franco (preparador de goleiros) – que será um dos goleiros do profissional; Rafael Famular e Rafael Dutra (fisioterapeutas) e Thomas Cardoso (nutricionista). Renato Martins e Cleber Baiano (que será o técnico da escolinha) darão suporte para o treinador alvirrubro na Copa FGF.

Em termos de competições, a sub-17 está disputando a Copa Safergs. Um detalhe: em razão da parceria com o Sesi (mais detalhes abaixo), os atletas terão facilitações para acesso a cursos profissionalizantes. “Antes de ser jogador, precisamos formar cidadãos. A maioria está no primeiro ano da sub-17, usam fardamento e vestiário do profissional. Todos os treinos são filmados. Trabalhos, também, com atletas de Dom Pedrito, Santana do Livramento, Candiota. Bagé é o polo, mas o alcance ocorre em toda a região”, destaca o presidente Tato Moreira. Cabe salientar que a base tem coordenação geral de Mário Medina Dornelles e Fabrício Brum como responsável técnico.

Trabalho de iniciação

Já os meninos de 5 a 13 anos treinarão na escolinha, que será comandada por Cleber Baiano, natural de Cairu (Bahia) e que desde 2013 fixou residência em Bagé. Porém, desde 2003, acumulou passagens pela dupla Ba-Gua. O projeto é patrocinado pela C.C Corretora de Seguros, Clínica Dr. Jorge Kaé Filho e Batistella Peças e, além dos treinamentos tradicionais, também visa, uma vez por mês, promover encontros no estádio Estrela D’alva para as crianças dos bairros, de modo que vivenciem a experiência de utilizar a estrutura de uma equipe profissional.

O valor do fardamento completo (camiseta, calção e meião) é de R$ 180. Quanto à mensalidade, Moreira afirma que os meninos que não tiverem condições financeiras de pagar terão seus casos analisados. Se a análise for favorável, terá um padrinho que “adotará” sua permanência no projeto.

As atividades serão divididas em futebol e futsal. Cleber explica que se trata de uma metodologia integrada para desenvolvimento técnico, de fundamentos e coordenação motora. Para atender a faixa etária, foram adquiridas traves adaptadas e, no caso do campo, com espaço reduzido.

Serão dois eixos. Sub-5 ao sub-10, com aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, pela manhã, intercalando futebol e futsal. E sub-10 a sub-13, nas terças e quintas-feiras, à tarde, e aos sábados, pela manhã. A intenção é que o trabalho com a sub-13 já seja condicionado com as necessidades da sub-15, e assim sucessivamente, até o profissional.

Ao se inscrever, o atleta é submetido a exames médicos que atestem as condições para prática do esporte. Também há a supervisão de uma assistente social. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (53) 999911907.

Dia de Campo neste sábado

A partir das 10h deste sábado, o Guarany informa que a comissão técnica estará ministrando um aulão, das categorias dos cinco aos 13 anos. A intenção é proporcionar essa experiência no estádio Estrela D’alva aos meninos dos bairros e, também, captar atletas para a escolinha. Mais informações pelo WhatsApp citado acima.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br