MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Daer confirma reunião para discutir medidas para andamento da pavimentação da Bagé-Lavras

Em 23/06/2022 às 10:33h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Daer confirma reunião para discutir medidas para andamento da pavimentação da Bagé-Lavras | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Problemas junto ao trecho têm mobilizado população que utiliza a estrada | Foto: Divulgação

Após ter sido dada a ordem de início, em setembro de 2021, pelo então governador Eduardo Leite, o asfaltamento da RSC 473, a popular “Bagé-Lavras”, acontece a passos lentos. A obra representa uma demanda antiga da comunidade. Para se ter noção, ainda no governo de Tarso Genso, o trabalho iniciou e, posteriormente, paralisou. Percebendo que, mesmo com a autorização, o trabalho prosseguiu lento, a comunidade regional se mobilizou para pressionar o Governo do Estado, buscando, ao menos, medidas de manutenção para inibir os danos causados pelas chuvas previstas ao longo do inverno.

Como resposta ao movimento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) confirmou à reportagem do JM que, nesta quinta-feira, dia 23, haverá uma reunião com a equipe de fiscalização da obra. O encontro tem como intuito discutir medidas junto à construtora que acelerem o cronograma, principalmente com a intenção de liberar frentes da obra que não sejam tão afetadas pelas condições climáticas das últimas semanas. Após o encontro, a autarquia aponta que poderá informar mais detalhes.

Sobre a reivindicação

A obra é uma demanda antiga e que, também, carrega um grau de importância elevada por envolver quatro cidades: Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito e São Gabriel. Os protestos remontam ainda de 2013, quando, após um “começa e para” da obra, um grupo de usuários da estrada chegou a trancar a passagem.

Com a autorização feita em setembro do ano passado, surgiu a esperança de que os 22 quilômetros do trecho entre a BR-293, em Bagé, até o distrito de Torquato Severo (Dom Pedrito), seriam asfaltados nos meses seguintes. Um dos responsáveis pelas articulações que reivindicam o cumprimento da obra é o advogado Luís Diego Soares. Segundo ele, o ex-secretário de Transportes, Juvir Costella, tinha anunciado que os 5 km iniciais seriam concluídos até o fim de 2021. Já os 17 km restantes até o final do ano.

Devido ao atraso, Soares protocolou um pedido de informações, baseado na Lei de Acesso à Informação, a respeito do andamento da obra e da manutenção do trecho, bem como dos procedimentos adotados pelo Daer na fiscalização do contrato. “Precisamos cobrar que todos os envolvidos atuem de forma correta e respeitem a população, porque o desenvolvimento da região passa por essa obra. É inaceitável o abandono da nossa estrada por todos os governos que passam. Parece que tem uma cláusula no termo de posse dos governadores, que quando assumem eles ficam proibidos de nos dar atenção.”, aponta o advogado.

Ainda, conforme Soares, o trecho que compreende São Gabriel já teve melhorias, por conta de uma pressão que a comunidade local fez junto ao Governo do Estado. Em relação ao trecho da região, teme que as fortes chuvas que acontecem durante o inverno tornem o trecho, que é usado para escoamento da safra, intrafegável. “É decepcionante, por isso, precisamos dessa pressão pra tentar, de repente, primeiro, uma manutenção, que é possível ser feita de forma mais breve. Depois, a obra em si. Ao menos, para ter condições de usar esses próximos meses, senão, com essas chuvas no inverno, ficará sem condições”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br