MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Sindicato dos Trabalhadores Rurais mobiliza lideranças para Semana 'Mãos dadas pela Agricultura Familiar'

Audiência com o deputado Afonso Hamm adiantou algumas sugestões de propostas para serem tratadas em Brasília

Em 21/06/2022 às 06:45h

por Redação JM

Sindicato dos Trabalhadores Rurais mobiliza lideranças para Semana 'Mãos dadas pela Agricultura Familiar' | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Márcia Marinho/EspecialJM

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-rs) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bagé, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Pedras Altas iniciaram uma mobilização, junto às prefeituras e Câmaras de Vereadores da região, em busca de apoio para a Semana "Mãos dadas pela Agricultura Familiar", que ocorre na próxima semana.

Em carta, assinada pelo presidente do Sindicato, Milton Brasil, são alertadas algumas preocupações da categoria para o atual cenário do setor. "A agricultura familiar continua sendo impactada pelos efeitos da severa estiagem que assolou o estado no final de  2021 e início de 2022. Muitas lavouras foram 100% perdidas e mesmo com o retorno das chuvas os reflexos da estiagem ainda perduram, a exemplo da pecuária de leite e corte que hoje sofre pela falta de silagem de qualidade e de pastagens adequadas, pela falta de sementes de qualidade para a semeadura da próxima safra e das lavouras permanentes que ainda não tiveram plena recuperação", cita trecho de documento enviado aos gestores municipais.

De acordo com a manifestação, ainda há dúvidas, por exemplo, quanto ao Plano Safra 2020/2023. "O que se desenha é a falta de recursos para programas fundamentais para o desenvolvimento rural, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro Mais), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)", frisa o material, que enaltece a busca de apoio para a mobilização dos parlamentares da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional: "para que as políticas públicas voltadas à agricultura familiar sejam consideradas como estratégicas para a produção de alimentos, para o fortalecimento da economia dos municípios, para o controle da inflação e para a manutenção das familias no campo".

"Tivemos uma audiência com o deputado Afonso Hamm (Progressistas), detalhando algumas sugestões de propostas para serem tratadas em Brasília", antecipou ao JM.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br