MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Chegada do inverno deve ser marcada por chuva forte, raios e granizo

Em 21/06/2022 às 08:20h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Chegada do inverno deve ser marcada por chuva forte, raios e granizo | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Frio deve ser menos intenso nos próximos dias | Foto: Divulgação/Vinícola Guatambu

O último dia do outono no Rio Grande do Sul foi marcado por frio muito intenso ao amanhecer, uma vez mais mostrando que o clima não respeita períodos determinados e que com enorme frequência faz muito mais frio em alguns dias do outono astronômico que na maior parte dos dias do inverno que, oficialmente, inicia nesta terça-feira, dia 21.

O começo de semana de temperatura baixa, de acordo com a MetSul Meteorologia, se deve à influência de uma massa de ar frio que chegou no final da última semana e atingiu seu pico de intensidade no sábado com o amanhecer mais frio no domingo. Desde domingo, aliás, a massa de ar frio começa a perder força, entretanto o tempo aberto e o perfil vertical seco da atmosfera ainda favoreceram frio intenso no começo dessa segunda-feira. Grande parte do estado gaúcho voltou a ter marcas muito baixas no amanhecer, mas com mínimas mais altas.

O frio foi mais intenso nas primeiras horas desta segunda-feira em cidades do Sul gaúcho, onde em diferentes municípios foram anotadas marcas abaixo de zero. Pinheiro Machado, por exemplo, registrou a temperatura mais baixa: -5,9°C, seguido por Pelotas: -1,8°C; Pedras Altas: -1,7°C; São José dos Ausentes: -1,4°C; Santana do Livramento: -0,4°C; São José do Norte: -0,4°C; Canela: 0,2°C; Bagé: 0,4°C; Lavras do Sul: 2,4°C; e Aceguá: 2,7°C.

Para a região, a previsão é de frio para os próximos dias, mas com menos intensidade. Em Bagé, a partir desta terça-feira, dia 21, são esperadas mínimas de 9º C e máxima de 17º C , tendo probabilidade de 47% de chuva.

A MetSul Meteorologia alerta, contudo, para o risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais isolados no Rio Grande do Sul entre esta terça (21) e a quarta-feira (22). A instabilidade será consequência do avanço de ar quente, trazido por uma corrente de jato (vento) nos baixos níveis da atmosfera e que, ao encontrar o ar frio sobre o território gaúcho, vai gerar uma frente quente com chuva.

Junho, a propósito, é o mês com maior frequência de frentes quentes entre todos no ano no território gaúcho. "Frentes quentes muitas vezes trazem chuva forte a intensa com altos volumes e ainda muitos raios e ocorrência de granizo", aponta a MetSul.

A projeção é que nebulosidade aumentará muito e o tempo vai se instabilizar com chuva no decorrer do dia. A mudança do tempo tem início na Metade Oeste ainda no começo da terça-feira e a instabilidade rapidamente avança para Leste até o período da manhã, tomando conta do território gaúcho. "Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte a torrencial com queda de raios e para a possibilidade elevada de queda isolada de granizo. Não podem ser descartados temporais em pontos localizados com vento muito forte. Na quarta, o tempo segue instável", completa.

Gradualmente, porém, a frente passa de quente para fria à medida que ar mais frio avança de Sul. Na quinta, muitas nuvens permanecem sobre as Metade Norte e Leste do Rio Grande do Sul com chance de chuva em diferentes pontos, mas a instabilidade não será generalizada como entre amanhã e quarta. A probabilidade maior de chover é no Norte gaúcho pela ação da agora frente fria. A instabilidade pode trazer ainda temporais isolados com ocorrências de raios. "Não se prevê um cenário de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser isoladas. Apesar de não se descartar vento forte localizado, o maior risco neste tipo de sistema que atuará no começo da semana é queda isolada de granizo", concluiu a análise.

 

Com informações do MetSul Meteorologia.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br