Fogo Cruzado
Câmara de Bagé realiza homenagem à Embrapa Pecuária Sul
por Redação JM
O Legislativo bajeense realiza, nesta segunda-feira, 13, uma sessão especial em homenagem aos 47 anos da Embrapa Pecuária Sul. A sessão, que inicia às 10h15, no Plenário Lígia Farinha Almeida, contará com a participação dos membros da gestão da unidade da Embrapa de Bagé e também com parte da equipe do Centro de Pesquisa.
Durante a sessão, será feita uma homenagem especial ao pesquisador Joal Brazzale Leal, que atua há 59 anos na pesquisa agropecuária, inicialmente vinculado ao Ministério da Agricultura e na Embrapa Pecuária Sul desde seu início.
Criada em 13 de junho de 1975, a Embrapa Pecuária Sul foi fundamental para a consolidação da pecuária dos Campos Sul-brasileiros, contribuindo de forma significativa para o aumento da produtividade e da competitividade da atividade.
A Embrapa Pecuária Sul conta com 109 funcionários, sendo 32 pesquisadores, 23 analistas, 17 técnicos e 37 assistentes, e atua em diferentes áreas da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e ovinocultura. O centro de pesquisa teve um papel importante na diversificação da atividade pecuária na região, acompanhando de perto as necessidades do setor produtivo, sempre buscando atender as demandas dos diferentes setores envolvidos com a pecuária.
Entre as contribuições da Embrapa para a pecuária estão o desenvolvimento da raça sintética Brangus/Ibagé, técnicas de controle de endoparasitos em ovinos que reduziram consideravelmente a morte de animais, introdução de espécies de forrageiras de inverno e de verão nos sistemas de produção, técnicas de manejo do rebanho, o desmame precoce de terneiros, o acasalamento de inverno em bovinos, melhoramento de campo nativo, controle integrado de endo e ectoparasitos em bovinos, o desenvolvimento do novilho precoce, entre outras.