MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Inscrições para Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer começam na segunda

Em 11/06/2022 às 06:47h

por Redação JM

Inscrições para Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer começam na segunda | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prazo se estende até 30 de junho | Foto: Fernando Dias/Especial JM

O período para as agroindústrias familiares, empreendimentos de flores e de artesanato fazerem as inscrições para a Feira da Agricultura Familiar na 45ª Expointer começa na próxima segunda-feira, dia 13, e se estende até o dia 30 de junho. Neste ano, a Expointer ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar (Fetag/RS, Fetraf ou Via Campesina) e nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. O empreendedor deverá também apresentar no processo de inscrição o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

“O pavilhão da agricultura familiar na Expointer atrai muitos visitantes. É um espaço de interação entre os produtores e consumidores, apresentando a variedade e qualidade dos produtos da agricultura familiar”, declara Bruna Fogiato, diretora do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da Seapdr.  Bruna destaca que mesmo com a restrição de público na feira do ano passado, as vendas alcançaram um bom resultado. “Para este ano, as expectativas são as melhores, iremos retornar com os sete mil metros quadrados do pavilhão, preenchidos com as agroindústrias e os demais empreendimentos”, afirma.

No ano passado, a agricultura familiar comercializou R$ 2,82 milhões em produtos coloniais, plantas e artesanato, mesmo com redução de público e de expositores em função das restrições sanitárias na Expointer. Foram 228 expositores em 210 estandes. Para este ano devem ser oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, produtos de agroindústrias, entre outros. Já o tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar deve ser realizado com a inclusão de algumas novas categorias. E a Cozinha Show, organizada pela Emater, também deve ser retomada.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br