MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Delegado atribui redução de abigeato às mudanças de atribuições da especializada

Em 11/06/2022 às 07:51h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Delegado atribui redução de abigeato às mudanças de atribuições da especializada | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação/Decrab

Acompanhando os números do Estado, Bagé apresentou, em 2022, redução no crime de furto abigeato em comparação com os primeiros meses do ano passado. Até o final de maio, foram 38 registros do delito, sendo que nos primeiros cinco meses de 2021 foram 48 casos - num total de 104 ao longo do ano.

Mês a mês são constatadas reduções. Janeiro registrou seis casos, fevereiro sete, março 10, abril cinco e, em maio, 10. Em 2021, foram oito no mês de janeiro, 10 em fevereiro, oito em março (único mês que foi menor), 12 em abril e 10 em maio.

No Estado, os números apresentaram redução recorde. O número de furtos de gado em maio caiu 28,4%, de 472 casos no ano passado para 338 neste ano, no mesmo período. Comparado ao pico registrado em 2017, quando o mês teve 1.027 ocorrências do tipo, a retração alcança 67,1%. Quando feita a leitura do acumulado de cinco meses, a diminuição foi de 11,8%, com 1.796 casos desde janeiro frente a 2.036 abigeatos em igual período de 2021. Em ambos os recortes, as marcas deste ano são as menores das séries históricas.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé), André de Matos Mendes, trata-se de uma tendência que os crimes de abigeato, em Bagé, Camaquã, Cruz Alta e Alegrete, que são as sedes de especializadas, tenham redução. “Porque com as mudanças das atribuições das Decrabs, a gente passou a trabalhar mais em 'casa' e menos no restante do Estado. Então a tendência é de que as organizações criminosas que a gente desarticulou na região Metropolitana, Centro e em outras regiões é que elas se reorganizem por lá e, como estamos com os esforços voltados para Bagé, acabamos não tendo pernas para ir atrás de outros públicos, mas continuamos com a intenção de desarticular essas organizações mais desestruturadas. Essa redução aqui em Bagé pode ser espelho disso, mas precisaria de um tempo para reduzir mais ainda”, destacou.

O decreto anterior de 2017 dava atribuição para as Decrabs de todo Estado e foco nas organizações criminosas. Já em 2021, dividiu o Estado em quatro quadrantes e cada Decrab atua em um, complementa o delegado. “Bagé atende a macroregião, regionais de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Temos atribuição exclusiva de organizações criminosas, para qualquer tipo de crime rural, trabalho de qualquer delito de Lavras do Sul, Aceguá, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, São Gabriel e todas cidades que compoe a região”, detalhou.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br