MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lasier propõe flexibilizar restrições nas regiões de fronteira

Em 08/06/2022 às 10:00h

por Redação JM

Lasier propõe flexibilizar restrições nas regiões de fronteira | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Saulo Rolim/Liderança Podemos

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou um projeto de lei para flexibilizar restrições econômicas nas regiões fronteiriças do país. O texto do PL 1455/2022 muda a Lei 6.634/1979, para dividir os 150 quilômetros da faixa de fronteira em duas subfaixas, visando o desenvolvimento. Ao longo da primeira, a partir da divisa internacional, ficam mantidas as regras atuais. No restante, passam-se a admitir certas atividades produtivas.

Pela proposta de Lasier, as faixas restritas ficariam em 100 quilômetros para os estados do Norte, 30 para os do Centro-Oeste e Rondônia e 15 para os do Sul. Já na diferença dos 150 quilômetros formada pela faixa plena seria permitida qualquer forma de exploração econômica, com os devidos licenciamentos e desde que informada ao Conselho de Defesa Nacional. O projeto também reduz dificuldades para propriedades rurais acessarem operações de financiamento voltadas à sua produção.

Ainda pelo projeto, caso uma propriedade se localize em ambas as subfaixas, ela será considerada pertencente à de maior restrição. Nela ficam proibidos empreendimentos de mineração tocados por empresas de capital predominantemente estrangeiro. Com o aval do Conselho de Defesa Nacional até se admitiria exploração de minérios voltados à construção civil e à indústria de fertilizantes.

Segundo o senador, a sua intenção é harmonizar os conceitos de segurança e nacionalização do vasto território brasileiro com a busca de desenvolvimento. Trata-se também de reconhecer a nova realidade das chamadas “faixas de fronteira”, antes desabitadas e sem conexões com outras áreas populosas e desenvolvidas. “Grande parte da área fronteiriça abriga aglomerações urbanas e variadas atividades econômicas”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br