MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Ministério acompanha trabalho dos fiscais do Programa Sentinela

Monitoramento abrange 59 municípios da região da fronteira do Estado

Em 07/06/2022 às 16:29h

por Redação JM

Ministério acompanha trabalho dos fiscais do Programa Sentinela | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Seapdr

O programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), passou pela primeira supervisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na última semana de maio. O objetivo do Mapa é verificar se o programa está sendo eficiente na vigilância e fiscalização das fronteiras.

No dia 24 de maio, a supervisão ocorreu em Porto Alegre, sede do programa, para uma avaliação dos dados coletados até agora e a forma de organização. Entre os dias 25 e 27, os auditores fiscais federais agropecuários acompanharam as atividades de rotina de uma das equipes do bloco quatro, que compreende a região de Santa Rosa. Os auditores do Mapa acompanharam os trabalhos de fiscalização de trânsito, fiscalização volante, contagem de gado e de caminhões, o carregamento de cargas e como é feita a fiscalização em propriedades rurais.

De acordo com Gilson Evangelista de Souza, auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, "as avaliações dos postos fixos e procedimentos realizados nos estados que compõem a zona livre de febre aftosa sem vacinação (ZLSV), no âmbito do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa), são essenciais para a manutenção das estruturas de fiscalização nos limites das zonas livres de febre aftosa no país". Este monitoramento pelo Mapa, segundo ele, é fundamental para a manutenção do status sanitário atual junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

"Foi uma supervisão geral do programa Sentinela. Os auditores fizeram uma vistoria prática sobre como funciona a rotina das equipes. Eles nos acompanharam durante todo o dia na fronteira, às margens do rio Uruguai, nos municípios de Porto Xavier, Porto Lucena, Santo Cristo", destaca o coordenador do Programa Sentinela e Guaritas, fiscal estadual agropecuário Francisco Lopes. "Foi bem positivo, eles viram que dá bastante trabalho para a gente organizar e durante o processo de fiscalização mesmo", avalia.

Os resultados da supervisão vão ser apresentados na próxima reunião da equipe gestora nacional, em agosto. Todos os estados com zona livre de aftosa sem vacinação foram submetidos à supervisão. O programa Sentinela faz o monitoramento e a fiscalização dos 59 municípios da região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. O programa completa dois anos no dia 8 de julho.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br