MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Passaporte de São Gabriel classifica mais quatro cavalos da região para final da Morfologia

Em 06/06/2022 às 08:56h

por Redação JM

Passaporte de São Gabriel classifica mais quatro cavalos da região para final da Morfologia | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento ocorreu no final de semana | Foto: Giácomo Góes/Divulgação

A Morfologia Passaporte de São Gabriel, organizada pelo Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos (NGCCC), voltou a integrar a agenda da raça Crioula entre os dias 3 e 5 de junho, após 15 anos, retornando com qualidade e quantidade de uma exposição que garantiu número para ser classificada com o nível B. O evento, realizado no Parque de Exposições Assis Brasil de São Gabriel, contou com 80 animais admitidos na mostra oficial em busca dos oito passaportes entregues direto à Morfologia Expointer da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Quatro dos classificados representam criatórios da região da Campanha.

O jurado da Exposição, André Luz Narciso da Rosa, destacou a qualidade de potrancas em pista, apontando como Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça a potranca menor, GAP Negrita. "Uma égua muito feminina, excelente comprimento e muita qualidade de seus aprumos anteriores", destacou sobre a fêmea premiada na ponta do grande campeonato. Negrita é sangue de Charque Almirante na mãe Estampa Negra de São Pedro, cria e propriedade da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana. O título de 3ª Melhor Fêmea ficou com Campana Cantina, do criador e expositor de Bagé, Mário Moglia Suñe.

Na categoria dos Machos, o título de Grande Campeão ficou também entre os exemplares mais jovens. Escarapela entregue ao potranco menor Quartzo da Taimã, um filho de Sedutor Tupambaé e Heureca da Taimã, ressaltando a qualidade morfológica do vencedor: "Um cavalo que encanta pelas suas linhas, fez grandes apresentações montado, andaduras consistentes, de muito bom gabarito", disse o jurado, ao comentar o desempenho do cavalo criado e exposto pela Cabanha Taimã, de Santa Rosa. As três vagas restantes foram para exemplares de criatórios da Campanha gaúcha. O título de Reservado Grande Campeão ficou com Viragro Rio Toro, da Cabanha A Tala, de Dom Pedrito; o terceiro melhor macho foi Revorve do Macanudo-TE, de Mauro e Telmo Ferreira, da Cabanha Macanudo, de Lavras do Sul; e o quarto lugar foi para Mahalo Cala Bassa, do criador e expositor Marcelo Rezende Móglia, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá.

O presidente do Núcleo Gabrielense, Renato Gonçalves, traduz bem a sensação de retornar ao calendário com uma mostra tão expressiva para a entidade e para o município. “É uma grande satisfação para o nosso núcleo receber esse Passaporte. Queremos agradecer a ABCCC por ter nos concedido essa missão. Também queria dizer que a nossa cidade fica feliz de receber todos os amigos”, comenta o presidente, lembrando que São Gabriel tem uma localização privilegiada, próxima ao centro do Estado, o que proporcionou a possibilidade de receber participantes de várias regiões. Trabalho e parceria que também foram destacados pelo vice-presidente de Exposições e Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe: “Vendo um belíssimo trabalho do Núcleo, do Renato (presidente) e da sua diretoria. Um Passaporte de muita quantidade e qualidade, daqui com certeza sairão animais muito competitivos na Expointer”, comentou durante sua presença na exposição.

Além do julgamento oficial da Exposição Passaporte, a programação do NGCCC também contou com uma exposição incentivo e uma concentração de machos, somando um número superior a 100 animais presentes no parque. A supervisão técnica do evento esteve a cargo de Jaime Fagundes Bica de Freitas.

Resultado

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
GAP NEGRITA
Criador: EDUARDO MACEDO LINHARES, Expositor: EDUARDO MACEDO LINHARES, Estabelecimento: ESTÂNCIA GAP SÃO PEDRO, Uruguaiana (RS)

Reservada Grande Campeã
UNA MAS 1510 DA RECONQUISTA
Criador: MARCELO TELLECHEA CAIROLI, Expositor: MARCELO TELLECHEA CAIROLI, Estabelecimento: RECONQUISTA AGROPECUÁRIA LTDA., Alegrete (RS)

3ª Melhor Fêmea
CAMPANA CANTINA
Criador: MÁRIO MOGLIA SUÑE, Expositor: MÁRIO MOGLIA SUÑE, Estabelecimento: CABANHA CAMPANA, Bagé (RS)

4ª Melhor Fêmea
TRÊS NIÑAS ENCANTADA
Criador: ANA LUCIA FERREIRA JARDIM DE CONVERSO, Expositor: ANA LUCIA FERREIRA JARDIM DE CONVERSO, Estabelecimento: ESTÂNCIA CANELEIRA, Uruguaiana (RS)

MACHOS

Grande Campeão
QUARTZO DA TAIMÃ
Criador: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO, Expositor: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO, Estabelecimento: CABANHA TAIMÃ, Santa Rosa (RS)

Reservado Grande Campeão
VIRAGRO RIO TORO
Criador: VIRAGRO AGROPECUÁRIA LTDA, Expositor: VIRAGRO AGROPECUÁRIA LTDA, Estabelecimento: CABANHA A TALA, Dom Pedrito (RS)

3º Melhor Macho
REVORVE DO MACANUDO-TE
Criador: MAURO E TELMO FERREIRA, Expositor: MAURO E TELMO FERREIRA, Estabelecimento: CABANHA MACANUDO, Lavras Do Sul (RS)

4º Melhor Macho
MAHALO CALA BASSA
Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, Bagé (RS)

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br