MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

ABHB destaca recorde em avaliação de sobreanos do PampaPlus

Em 04/06/2022 às 06:28h

por Redação JM

ABHB destaca recorde em avaliação de sobreanos do PampaPlus | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Mais de oito mil animais foram analisados | Foto: Ana Virginia Guterres

Após o fim do prazo de avaliações de sobreano, o PampaPlus, programa oficial de avaliação genética da Associação Brasileira Hereford e Braford (ABHB), superou o número de avaliações enviadas em 2021, registrando mais de oito mil animais avaliados entre fêmeas e machos.

A coordenadora do Programa pela ABHB e superintendente do Registro Genealógico, Natacha Lüttjohann, destacou que, anualmente, novos animais são incorporados ao programa e que este ano superou em 18% o ano de 2021 em número de avaliação de sobreano. “Este aumento mostra a importância do nosso programa dentro da porteira. Ficamos muito felizes com o resultado e agradecemos a todos os criadores que acreditam e confiam no programa”, disse.

O chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, destacou a parceria entre a ABHB e a Embrapa no oferecimento do PampaPlus, programa que atende de forma ampla os criadores de Hereford e Braford. “Esse aumento consolida o reconhecimento dos criadores da importância de ter avaliações genéticas completas. Hoje em dia não tem como qualificar e ter consistência de inserção no mercado sem uma boa avaliação genética do rebanho. Acredito que é isso que os criadores estão reconhecendo e cada vez mais aderindo e participando do PampaPlus”, pontuou.

A avaliação de sobreano ou também conhecida como pós-desmame é a segunda etapa de avaliação do PampaPlus que, junto com a primeira etapa, a desmama e as análises de parentesco, são gerados os valores genéticos para cada característica, indicando assim ao criador quais as vantagens obtidas em usar determinado reprodutor ou matriz. Assim é possível avaliar o rebanho e conhecer o tamanho do plantel que estará disponível ao produtor no semestre seguinte.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br