MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Social

A serralheira que fez do hobby sua profissão

Em 04/06/2022 às 09:25h
Viviane Becker

por Viviane Becker

A serralheira que fez do hobby sua profissão | Social | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Márcia Regelda Ornelas Ritta encontrou sua vocação em um universo bem masculino

Cada vez mais encontramos mulheres que estão fortalecendo sua independência e consolidando seu empoderamento a partir de ofícios que antes eram restritos ao universo masculino. A serralheira Márcia Regelda Ornelas Ritta, por exemplo, tem 31 anos e, há dois, tem conquistando experiência colocando a mão na massa e ferro. Por ser caprichosa, pontual e responsável, vem ganhando espaço e levantando a bandeira da mão de obra braçal feminina.

Mulheres assumindo seu papel

Tem profissões que, mesmo nos dias atuais, ainda nos causam surpresa. Talvez ela não seja a única mulher no ramo atuando na cidade, mas se houver outra, desconheço. O interesse pela área começou após sofrer uma decepção ao encomendar móveis em ferro. Foi a partir daí que, ao lado do marido, Marcia se aventurou a fabricar sua própria mobília. O hobby, aos poucos, começou a chamar a atenção dos amigos das redes sociais e as encomendas não pararam mais. O esposo, Jean Newton Barcellos Des Essarts, que nas horas vagas do trabalho auxiliava nos projetos arquitetados pela esposa, desistiu de contribuir devido a sua atividade profissional. Mas ela não esmoreceu, pelo contrário, resolveu encarar a brincadeira prazerosa como uma profissão séria e rentável.

Márcia, por anos, foi caixa de supermercado, depois optou por ser mãe em tempo integral e voltou aos bancos escolares, mas parou, por hora, a faculdade de Fisioterapia e encontrou entre ferros e soldas o prazer de ver seus feitos espalhados, decorando lindamente as residências de seus fiéis clientes.

Após sair da última empresa que trabalhou, a inquieta e criativa Marcia não estava feliz conduzindo apenas sua vida doméstica, com tempo ocioso, cheia de ideias na cabeça e, sem dinheiro para mobiliar a casa nova, resolveu fazer ela mesma, seus próprios itens em ferro. 

Mãe da Cecília, de 4 anos, e do Emanuel, de 11, Marcia se reveza nos cuidados do lar e das crianças. Essa vontade de trabalhar e de fazer algo com suas próprias mãos mantém sua mente ocupada e seu coração cheio de satisfação por ter chegado tão longe. O trabalho, para ela, é uma terapia, que compartilha com seus seguidores pelas redes sociais. A serralheira que conquistou credibilidade entre seus clientes, dedica-se de corpo e alma aos seus projetos e para que tudo fique perfeito, também arrisca suas habilidades como marceneira.

Superação

O trabalho pesado não assusta. Marcia aprendeu rápido a dominar máquinas como lixadeiras, serras e soldas perigosas e barulhentas. Determinada e com foco no futuro, ela comenta que ainda é aprendiz, mas como boa aquariana não se abala diante de desafios. Perfeccionista, arrisca a executar bons projetos e segue as inspirações dos moveis ao estilo industrial, que hoje são supertendências no universo da decoração.

“Muitos clientes se surpreendem quando encontram uma mulher executando a tarefa dominada no passado apenas por homens”, conta. Mas com seu profissionalismo, ela tem ganhado o respeito e admiração e, agora, vê sua demanda aumentando diariamente e, para isso, tem se desdobrado em aprimorar seus conhecimentos.

A primeira peça criada por ela foi um rack industrial. Hoje, suas principais encomendas são bancadas, mesas de aproximação, porta lenha, proteção de tela, adega e estantes.

No site do jornal MINUANO tem uma entrevista em vídeo com a profissional. Para acompanhar Marcia pelas redes sociais, é só acessar os endereços - Insta: @Desasarts moveis e Facebook Marcia Regelda.

Galeria de Imagens
Leia também em Social
Novos jornalistas Há 5 horas
Psicanálise em pauta Há 6 horas
Encantadora Há 6 horas
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br