MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Polícia deflagra operação contra organização acusada de lavar dinheiro e traficar drogas em Bagé e Pelotas

Em 03/06/2022 às 11:10h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Polícia deflagra operação contra organização acusada de lavar dinheiro e traficar drogas em Bagé e Pelotas | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação/Draco/Bagé

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco, de Bagé) deflagrou, na manhã desta sexta-feira, dia 3, a Operação “Carga Pesada”, destinada para combater uma organização criminosa acusada de ser responsável pelo tráfico de drogas e fornecimento de armamentos nas regiões de Bagé e Pelotas.

A investigação, de acordo com a Polícia, começou a partir de uma célula da organização, responsável pelo abastecimento de grande parte da droga que é traficada na região da fronteira com o Uruguai. Essa organização, que seria liderada por um detento recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, comanda dezenas de bocas de tráfico em diversas cidades do Estado.

A partir dele, os policiais conseguiram identificar um outro detento, também da PASC, que atuava como o principal fornecedor de droga, em um nível hierárquico superior da organização. Trata-se de um indivíduo de altíssima periculosidade, que atualmente está foragido do sistema prisional, após ter rompido a tornozeleira eletrônica – embora ciente do rompimento desde abril desse ano, a Vara de Execuções Criminais da Capital não decretou sua prisão.

Além da identificação dos dois "líderes", a Polícia conseguiu interceptar várias cargas de droga, com apreensões de mais de 50 quilos de cocaína e crack e mais de 100 quilos de maconha, durante o período da investigação. Com o aprofundamento das investigações, os policiais identificaram um complexo esquema de lavagem de dinheiro que distribuía o dinheiro do tráfico de drogas por centenas de contas bancárias espalhadas por todo o Brasil. "O dinheiro era depositado no interior do Estado do RS nessas contas bancárias para o pagamento da droga - e retornava com aparência lícita, para compra e construção de imóveis, veículos, e garantir a vida dos familiares dos criminosos. Foram apreendidos mais de 300 comprovantes de depósito, em um sistema de pagamentos de cerca de R$50.000,00 por semana", detalha nota da Polícia Civil.

A partir do trabalho, foi representado, junto ao Judiciário, pelo sequestro de dois imóveis, veículos, bloqueios de contas bancárias, buscas e apreensões e a prisão do líder da organização. Assim, estão sendo cumpridas mais de 60 ordens judiciais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. No Rio Grande do Sul, as buscas e sequestros de bens ocorrem em Bagé, Pelotas e Charqueadas.

O delegado Cristiano Ritta, titular da Draco, destacou que o trabalho conjunto da Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Federal em Bagé tem garantido que uma importante quantidade de droga seja retirada todos os meses das ruas, além do combate financeiro ao crime organizado. Participaram da Operação os Policiais Civis da 9ª, 17ª e 18ª região policial, com o Setor de Inteligência da Brigada Militar de Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br