MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Identidade, volta de nomes antigos e aposta na gurizada: a jornada jalde-negra em 2022

Em 28/05/2022 às 14:00h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Identidade, volta de nomes antigos e aposta na gurizada: a jornada jalde-negra em 2022 | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Trabalhos foram abertos na quinta-feira - Foto: Yuri Cougo Dias

São 30 dias que separam o Bagé da Terceirona Gaúcha. Na tarde de quinta-feira, 24 jogadores iniciaram a pré-temporada e tiveram o primeiro contato com a comissão técnica. Devido às dificuldades financeiras que o clube vem enfrentando, diferente das últimas temporadas, a aposta será num DNA local, tanto dos atletas quanto do comando técnico.

Além da tentativa de recuperar a identidade e o prestígio com o torcedor, o clube será comandado por nomes que clamam por calar críticas que ecoam das arquibancadas. E isso começa logo pela presidência. Por maior que seja o trabalho, Pedro Sabella ainda carrega o status de ter sido presidente do rival Guarany. Inclusive, quando eleito, alguns até questionaram que o Bagé estava “perdendo a identidade”. A decisão também estancava um doloroso cenário, de que nenhum dos dirigentes “cascudos” queria assumir. E agora, Sabella quer provar exatamente ao contrário, de que por mais que tenha tido vínculo com o rival no passado, possui a capacidade de fazer com que o clube retorne à Divisão de Acesso, reequilibre a vida financeira e volte a dar espaço para jogadores locais.

Em seu discurso durante a apresentação, Sabella reconheceu às dificuldades atuais vivenciadas pelo clube, principalmente no aspecto financeiro. Entretanto, crê que o fato de contar com vários jogadores da cidade possa influenciar no resultado. “Nós temos 45 dias para parar ou continuar. São seis jogos. Se vocês acham que vão ganhar muito dinheiro aqui, voltem para casa. Porém, façam o seus melhor para que, lá na frente, busquem algo melhor. Temos que ganhar os três jogos em casa. No ano passado, todo mundo veio aqui e ganhou de nós, e isso custou muito caro. Estou satisfeito em ver gente de Bagé, que mora aqui, que representa bairros e times amadores”, observa.

O outro nome que merece destaca é o de Paulo Afonso Coelho (Leco). Nas últimas três temporadas, nomes famosos de ex-jogadores foram escolhidos para o comando técnico. Porém, nenhum deles conseguiu corresponder às expectativas. Quando assumiu a presidência, Sabella manifestou claramente que o treinador seria Leco. Contudo, de imediato, algumas desconfianças começaram a pairar. Há quatro anos, Leco não trabalha com futebol profissional. Por conta disso, alguns torcedores nas redes sociais o classificavam como “ultrapassado”.

Ou seja, para Leco, a missão de reconduzir o Bagé à Divisão de Acesso é uma oportunidade de recomeço e de provar aos críticos o quanto ainda é capaz de contribuir para o futebol. Durante a apresentação, ele se emocionou ao voltar a um vestiário e fazer um discurso de abertura de pré-temporada. “Fiquei quatro anos parados. Sei que há milhões de críticas que estou ultrapassado. Mas vou mostrar meu valor e para isso eu preciso de vocês. Aqui ninguém vai ganhar nada sozinho. É claro que temos que cair na realidade, estamos numa terceira divisão. Agora, se acomodar? Temos que crescer e focar em vencer os seis jogos da primeira fase. Querer é poder”, destaca.

Do peneirão a retorno de conhecidos

A montagem do elenco começou num peneirão com jogadores da região. Durante dois meses, cerca de 60 jovens participaram de treinamentos e amistosos. No final, 13 foram selecionados para compor o grupo principal, em definitivo. Além das caras novas, outras figuras mais conhecidas do futebol local também se juntam ao jalde-negra. Para o gol, Josemar Fernandes, 31 anos, retorna ao futebol profissional. Recentemente, estava trabalhando como preparador de goleiros na R1 Goalkeeper e Asserc Futsal. Agora, retorna para ser o dono da camisa um.

Na zaga, Ilson Soares da Rosa, 33 anos, conhecido popularmente como Galo. O jogador irá para a sexta temporada pelo jalde-negro e a tendência é que, mais uma vez, carregue a braçadeira de capitão. No ano passado, estava em dúvidas quanto a seguir no futebol. Porém, com a experiência que possui no futebol do interior, a expectativa é que sirva de referência para um elenco jovem que disputará a Terceirona.

Para a lateral esquerda, outros dois nomes conhecidos. Com passagem pela dupla Ba-Gua, Kevin Moraes da Costa, 27 anos, fixou residência na cidade há algum tempo e é outro que retorna. Também se apresentou o bajeense Diego Saraçol, 29 anos, que no primeiro semestre defendeu o Crac, no Campeonato Goiano. Ainda falando da turma de Bagé, para o setor ofensivo, Rômulo Gasso, Fabrício Jardim e Tainã Silva, todos já conhecidos por passagens na dupla Ba-Gua e futebol amador. Em breve, atletas que estão disputando a Divisão de Acesso se somarão ao elenco.

Amistosos e jogos-treinos

Ao decorrer da pré-temporada, Sabella adianta que buscará uma agenda para um amistoso com a sub-20 do Inter. E também tentará jogos-treinos contra Inter-SM e São Gabriel, no caso, no dia subsequente da rodada da Divisão de Acesso, enfrentando os atletas que não tenham entrado em campo nesta ocasião.

A fórmula da Terceirona

Com jogos de turno e returno, os 16 clubes ficaram divididos em quatro grupos regionalizados. Classificam-se as duas melhores equipes de cada chave. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta.

A distribuição ficou da seguinte forma: grupo um (Atlético Carazinho, Elite, Santo Ângelo e São Borja); grupo dois (Garibaldi, Gramadense, Igrejinha e Marau); grupo três (Sapucaiense, União Harmonia, Monsoon e Riopardense) e grupo quatro (Farroupilha, Rio Grande, Riograndense e Bagé).
 

A LISTA

Aprovados no peneirão

Leanderson Dutra (atacante); Igor Pereira (volante); Matheus Costa (centroavante); Pedro Sampaio (meia); Lorenzo Almorin (zagueiro); Kauã Alves (zagueiro); Arnaldo Souza (goleiro); João Molins (meia); Eduardo Vargas (volante); Robson Dutra (atacante); Lucas Estevão (atacante); Alexander Heck (volante) e Andriel Campos (meia).

Reforços

Goleiros (Josemar Fernandes e Gabriel Rezende); zagueiro (Ilson); lateral direito (Willian Bi); laterais esquerdos (Kevin e Diego Saraçol); volante (Fernando Urnau); meia-atacante (Rômulo Gasso) e atacantes (Tainã, Fabrício Jardim e Robinho).

 

COMISSÃO TÉCNICA

Paulo Afonso Coelho, Leco (treinador); Sílvio Rogério da Silva (preparador físico); Patrick Borba (auxiliar da preparação física); Sandro Islabão (preparador de goleiros); Luisy Ferraz (supervisora técnica) e Cláudio Narval (massoterapeuta).

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br