MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Inaugurada Escola de Equitação Vilson Souza

Em 26/05/2022 às 07:23h

por Redação JM

Inaugurada Escola de Equitação Vilson Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sonia, Pablo e Silveira | Foto: Isabelle Marques/EspecialJM

Na manhã de quarta-feira, dia 25, foi inaugurada a Escola de Equitação Vilson Souza. O projeto é fruto de uma parceria da Escola de Ginetes Vilson Souza e da Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Educação e Formação Profissional. A cerimônia aconteceu na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos, na Associação Rural de Bagé.

A implantação do projeto no município, de acordo com a Prefeitura, se deu por meio de articulação entre a assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Sonia Leite, e o neto de Vilson Souza, Pablo Souza, com a rede municipal de ensino. Inicialmente, o foco será trabalhar com os alunos do 9° Ano das escolas cívico-militar. As aulas serão realizadas em turno inverso, sem obrigatoriedade de participação dos estudantes.

“O projeto é muito importante e não tem custo nenhum para o município. A importância para esses alunos de ter essas aulas com um instrutor, que é acostumado a lidar com crianças e que já foi várias vezes campeão no Freio de Ouro. Então, ceder a experiência dele de forma gratuita é algo inédito. As aulas vão tirar esse alunos da rotina. No turno inverso eles terão uma aula diferente e o contato com um animal que é símbolo do Rio Grande do Sul. É um projeto de magnitude e que leva o nome de uma pessoa que marcou a história como ginete do século no Brasil. As aulas vão focar o contato com o animal, a parceria, a questão também da movimentação do corpo durante as montarias, além da questão histórica e cultural”, salientou o secretário de Educação, Omar Guilhano.

O objetivo do ensino de Equitação é focar no público jovem, proporcionando o contato com o cavalo, levando os ensinamentos básicos da equitação e o acompanhamento do tratamento diário dos animais para as competições. Assim, os estudantes participantes vão adquirir experiência e conhecer as inúmeras profissões que envolvem o meio equestre. Além de conhecer o trabalho humanitário, que é realizado com os animais, por meio da doma racional, e de outros preceitos dos cuidados com os cavalos. "Eu tenho a alegria e a emoção de ter sido escolhida por Pablo Souza como madrinha da Escola de Ginetes Vilson Souza. Seu neto quer perpetuar a história do 'Ginete do Século', deixar aos jovens o que o avô dele ensinou a ele e, agora, cultuar a sua memória através dessa Escola de Ginetes", comentou Sonia Leite.

“Esse projeto visa resgatar a história do meu avô. Ele que começou uma profissão. Porque os ginetes do Freio, até 1990, não eram profissionalizados, trabalhavam nas estâncias para os patrões. Então, a partir de 1990, ele abriu um Centro de Treinamento aqui em Bagé e isso criou uma gama de outros Centros. Então é essa a ideia, manter a memória dele viva para as novas gerações e o contato com o cavalo agrega muito valores. O projeto para mim é uma forma de agradecer a sociedade e a Prefeitura que está me apoiando. Fico muito feliz com isso”, explica Pablo Souza.

As aulas terão início no mês de junho, durante cerca de um mês. Ao fim do curso, será realizada uma cerimônia de formatura com entrega de certificados. As aulas de Equitação serão ministradas pelo ginete campeão do Freio de Ouro, Filipe Silveira, na Cabanha Terra Negra. Vale destacar que todos os alunos que participarem do projeto terão um seguro. A ideia é, em breve, expandir o projeto para outras escolas municipais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br