MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Celebração de 30 anos do Museu de Arte Contemporânea do RS traz exposição a Bagé

Em 26/05/2022 às 14:43h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Celebração de 30 anos do Museu de Arte Contemporânea do RS traz exposição a Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Exposição está disponível até 26 de junho na Galeria Edmundo Rodrigues | Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Cultura - Sedac, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS, e a Associação de Amigos do MACRS, em parceria com a Prefeitura de Bagé, apresentam a exposição “Matéria Difusa – Um olhar sobre a coleção MACRS/ recorte Língua Viva”. A exposição tem início nesta sexta-feira, dia 27, às 18h, na Galeria Edmundo Rodrigues do Complexo Palacete Pedro Osório. Sob curadoria de Gabriela Motta, a mostra faz parte das comemorações dos 30 anos do MACRS.

Bagé é a primeira de seis cidades do interior em que a exposição irá percorrer ao longo de 2022. Ao término do percurso, já em 2023, Matéria Difusa será finalmente exibida em sua totalidade, com a participação de obras de aproximadamente 40 artistas, na aguardada sede definitiva do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no bairro Floresta, em Porto Alegre.

“Matéria Difusa” apresenta trabalhos de artistas cujas obras nos conduzem a diferentes percepções da realidade. São desenhos, fotografias, objetos, instalações que criam fricções entre si, produzindo novos sentidos sobre a arte, o tempo e o que nos cerca. Simultaneamente, essas obras nos permitem uma reflexão tanto sobre a natureza e o papel de uma coleção pública de arte contemporânea quanto sobre o próprio campo da arte, sua multiplicidade de procedimentos e materiais, seus jogos de linguagem, sua relação com os contextos políticos e sociais.

Com base na noção de materialidade difusa, foram estabelecidas pela curadora três perspectivas interrelacionadas, acentuando temáticas e conceitos partilhados por diferentes artistas: Língua-viva, Imargem e Corporificações. Destas, será apresentado, em Bagé, somente Língua-viva, na qual encontram-se trabalhos em que podemos perceber uma investigação não só sobre a palavra enquanto elemento gráfico e/ou poético, mas também sobre uma ideia de escrita e inscrição, gestualidade e materialidade de enunciados capazes de nos transportar para reflexões de diversas ordens.

O MACRS, que foi inaugurado em 1992, possui um acervo de, aproximadamente, duas mil obras de artistas regionais e nacionais. Seu objetivo é expor, preservar e promover a arte contemporânea brasileira e estrangeira. O Museu acolhe a diversidade cultural e pratica uma política de aquisição de obras com equidade e representatividade, ampliando sua atuação com ações educativas para formar novos públicos.

Artistas presentes na exposição Matéria difusa – um olhar sobre a coleção MACRS, na Galeria Edmundo Rodrigues: Alex Topini, Andrey Rossi, Carlos Pasquetti, Carlos Vergara, Eduardo Nasu, Elida Tessler, Emanuel Monteiro, Jailton Moreira, Joana Burd, Keyla Sobral, Jorgge Menna Barreto, Leandro Machado, Leila Danziger, Leon Ferrari, Maria Lucia Cattani, Paulo Bruscky, Teresa Poester e Shirley Paes Leme.

A visitação ocorre até 26 de junho, na Galeria Edmundo Rodrigues, de segundas-feiras a sextas-feiras, das 8h às 17h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br