Esportes
Bagé abre pré-temporada nesta quinta-feira

por Yuri Cougo Dias
Acabou a espera. Após seis meses, o bairro Menino Deus volta a respirar futebol profissional. Nesta quinta-feira, 26, a partir das 16h, no estádio Pedra Moura, o Grêmio Esportivo Bagé abre a pré-temporada, visando a disputa da Terceirona, que começa no dia 26 de junho e se estende até 9 de outubro. O Abelhão também planeja jogar a Copa FGF, que acontece de 24 de agosto a 30 de novembro.
Estão previstos 22 atletas na apresentação. Diferente de outras temporadas, o Departamento de Futebol, que também tem o comando do presidente Pedro Sabella, iniciou a montagem do elenco a partir de um peneirão com jogadores da região. Durante dois meses, cerca de 60 jovens participaram de treinamentos e amistosos. No final, 13 foram selecionados para compor o grupo principal, em definitivo.
Nomes conhecidos
Além das caras novas, outras figuras mais conhecidas do futebol local também se juntam ao jalde-negra. Contextualizando por posição, para o gol, Josemar Fernandes, 31 anos, retorna ao futebol profissional. O jogador conta com passagens por Veranópolis, Palmeirense, São Luiz, Tupi, Três Passos, Guarany e São Paulo-RG. Recentemente, fixou residência em Bagé e trabalhou como preparador de goleiros na R1 Goalkeeper, Clube Caixeiral e Asserc Futsal. Agora, retorna às competições. Na posição, também se soma Gabriel Rezende, revelado no jalde-negro, em 2017, com passagem, também, pelo São Gabriel.
Na zaga, Ilson Soares da Rosa, 33 anos, conhecido popularmente como Galo. O jogador irá para a sexta temporada pelo jalde-negro e a tendência é que, mais uma vez, carregue a braçadeira de capitão. Com experiência no futebol do interior, a expectativa é que sirva de referência para um elenco jovem que disputará a Terceirona.
Para a lateral esquerda, outros dois nomes conhecidos. Com passagem pela dupla Ba-Gua, Kevin Moraes da Costa, 27 anos, fixou residência na cidade há algum tempo e retorna ao futebol. O jogador também conta com passagem pelo Inter-SM, além de ter sido formado na base do Inter. Para a posição, também se apresentará o bajeense Diego Saraçol, 29 anos, que no primeiro semestre, defendeu o Crac, no Campeonato Goiano. Em 2021, jogou a Divisão de Acesso pelo São Paulo-RG. Na lateral direita, a novidade é Willian Bi, ex-Avenida.
Abrindo o meio-campo, o volante Fernando Urnau, 27 anos, reforça o elenco. Nas últimas três temporadas, defendeu o São Paulo-RG. Porém, também conta com passagens por Lajeadense, Guarani-VA, Santa Cruz, São Gabriel entre outros. Para o ataque, Robinho, revelado pelo Pelotas e que disputou a Terceirona de 2018 pelo Guarany. Em 2021, atuou por Santa Cruz e Caçador-SC. Por fim, o atacante Rômulo Gasso, 25 anos, natural de Bagé. Profissionalmente, passou por Guarany (2018 e 2019); Marau (2020), Santo Ângelo (2021), Elite (2021) e Farroupilha (2022). No ano passado, também disputou o Gauchão de Futsal Série C, pela Asserc.
A medida do tempo, se juntarão atletas que estão jogando a Divisão de Acesso. Os nomes serão divulgados posteriormente.
A comissão técnica
Em relação à comissão técnica, praticamente toda é composta por nomes da cidade. De treinador, Paulo Afonso Coelho (Leco), que também retorna a este trabalho, depois de quatro anos. Na trajetória, o principal marco foi o título da Segunda Divisão, em 2006, pelo Guarany. Na preparação de goleiros, Sandro Islabão, que por sinal, era o goleiro daquele time. Desde 2019, tem atuado na função pelo Bagé. E na preparação física, Sílvio Rogério da Silva, com trabalhos realizados pela dupla Ba-Gua.
Foco no pagamento de dívidas
Durante os cinco primeiros meses, conforme Sabella, o foco esteve direcionado no pagamento de dívidas. Segundo o mandatário jalde-negro, durante esse período, foram sanados R$ 140 mil, referente a pagamento de jogadores que passaram pelo clube em 2021. “Foi feito um parcelamento, com grupos divididos entre mim e o doutor Rafael Alcalde. Devemos uma média de R$ 30 mil para quitar os acordos do ano passado”, ressalta Sabella. Por conta disso, Sabella optou, num primeiro ato, pelo mapeamento de jogadores da região.
A Terceirona
Com jogos de turno e returno, os 17 clubes ficaram divididos em quatro grupos regionalizados. Classificam-se as duas melhores equipes de cada chave. As quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta.
A distribuição ficou da seguinte forma: grupo um (Atlético Carazinho, Elite, Santo Ângelo e São Borja); grupo dois (Garibaldi, Gramadense, Igrejinha e Marau); grupo três (Sapucaiense, PRS, União Harmonia, Monsoon e Riopardense) e grupo quatro (Farroupilha, Rio Grande, Riograndense e Bagé).
A LISTA
Aprovados no peneirão
Leanderson Dutra - Atacante
Igor Pereira - Volante
Matheus Costa - Centroavante
Pedro Sampaio - meia
Lorenzo Almorin - Zagueiro
Kauã Alves - zagueiro
Arnaldo Souza - goleiro
João Molins - meia
Eduardo Vargas - volante
Robson Dutra - atacante
Lucas Estevão - atacante
Alexander Heck - volante
Andriel Campos - meia
Reforços
Josemar- Goleiro
Gabriel Rezende - Goleiro
Ilson - Zagueiro
Willian Bi - Lateral direito
Kevin - Lateral esquerdo
Diego Saraçol - Lateral esquerdo
Fernando Urnau - Volante
Rômulo – Meia-atacante
Robinho – Atacante
Fabrício Jardim - Atacante
COMISSÃO TÉCNICA
Técnico – Paulo Afonso Coelho (Leco)
Preparador físico – Sílvio Rogério da Silva
Preparador de goleiros – Sandro Islabão
Supervisora técnica – Luisy Ferraz
Massoterapeuta – Cláudio Narval
Diretor de Futebol/Presidente – Pedro Sabella