MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Casos de dengue são registrados em Hulha Negra

Em 25/05/2022 às 20:26h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Casos de dengue são registrados em Hulha Negra | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Municípios da região da campanha são considerados infestados pelo mosquito Aedes Aegypti Foto: ArquivoJM

A atualização do Painel de casos de dengue do Rio Grande do Sul apontou os três primeiros casos confirmados na região neste ano. Os três casos foram registrados no município de Hulha Negra. Segundo informações repassadas pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, dois deles são considerados casos importados - ou seja, foram contraídos fora da cidade. 

Sobre o terceiro caso, a informação da 7ª CRS é de que a pessoa estaria na documentação registrada como residente em Hulha Negra, mas já está fora do município há um tempo. “Seria um caso contraído fora do Estado, inclusive. Isso acontece em função da população flutuante nesses municípios, com grande número de assentamentos”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da 7ª CRS, Cândida Britto.

Em Bagé, segundo o painel, foram realizadas 12 notificações de casos suspeitos - 11 estão sob investigação e um teve resultado inconclusivo. Em Dom Pedrito, foram realizadas 28 notificações, com uma confirmação, 20 em investigação e sete descartados.

Vale destacar que não só Bagé, mas também Dom Pedrito, Hulha Negra, Candiota e Aceguá são considerados municípios infestados pelo mosquito Aedes Aegypti. 

No panorama estadual, mais de 28,6 mil casos foram confirmados até o momento (sendo 25 mil autóctones - ou seja, foram contraídos nas cidades de origem dos pacientes) e outros 21 mil estão sob investigação. Até o momento, 38 óbitos foram relacionados à doença. 

Vale destacar que o número de casos teve um aumento impressionante nos últimos sete anos. O painel disponibiliza dados a partir de 2015, quando o número de casos registrados era de 1.299 e apenas dois óbitos relacionados à doença foram registrados. 

O grande salto de notificações e registro de casos iniciou em 2021. Enquanto em 2020 foram registrados 3.630 casos e seis óbitos, o total de confirmações pulou para 10.586 no ano passado, além de 11 óbitos.

Até a última atualização do painel, realizada nesta quarta-feira, dia 25, 446 dos 497 municípios gaúchos estavam infestados pelo mosquito,com um total de internações por dengue de 133 casos - 36 deles em UTI.

Painel da dengue facilita acesso à informação

É possível acompanhar o registro dos casos, óbitos e internações pela doença através do site dengue.saude.rs.gov.br. O painel dispõe de uma série de informações do Estado ou por município: notificações, confirmados, em investigação, incidência, descartados, autóctones e óbitos. Os registros são ainda apresentados por sexo, faixa etária e com na linha do tempo (por semana epidemiológica) ano a ano ou na série histórica desde 2015.  

Os dados são atualizados diariamente (após às 16h30) conforme as notificações dos municípios no sistema de notificação (SINAN) e de acordo com o preenchimento do formulário de internações. 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br