MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé sediará escolha das Soberanas do Turismo do Pampa Gaúcho

Em 25/05/2022 às 08:39h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Bagé sediará escolha das Soberanas do Turismo do Pampa Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução

No dia 4 de junho, durante 3ª Feira de Turismo do Pampa, a Expopampa, que ocorrerá de 3 a 5 de junho, no Ginásio Auxiliadora, ocorre a primeira edição do concurso que irá escolher a Soberana do Turismo do Pampa Gaúcho. O evento será realizado pela RoMaNa Produções, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo/Secult e Apatur (Associação do Pampa Gaúcho de Turismo). A vencedora irá participar da etapa estadual, que acontece em outubro, em Porto Alegre.

De acordo com uma das organizadoras do concurso no Pampa, Mariane Carvalho, o certame estadual iniciou, ano passado, com o intuito de impulsionar o turismo. Ela comenta que Bagé levou uma representante da região para concorrer em Porto Alegre. “Como não tínhamos tempo hábil para realizar o concurso, convidamos a jovem Caroline Ferreira para representar o Pampa. Este ano, faremos o concurso e ela entrega a faixa”, relata.

Segundo Mariane, a expectativa é que participem 10 candidatas da região do Pampa, que abrange Aceguá, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pinheiro Machado e Santana do Livramento.

Mariane salienta que o desfile contará com entrevista feita pelos jurados sobre o conhecimento de cada município e região. Os organizadores acreditam ser um diferencial para a escolha da Soberana, porque não será somente um concurso de beleza, mas 'um conjunto harmônico da concorrente entre pertencimento cultural e beleza'.

Segundo a organizadora, o objetivo da escolha da Soberana consiste na divulgação turística do Pampa Gaúcho e a representação no concurso estadual. Para ela, é muito importante que neste momento de retomada do turismo, o Pampa esteja representado como uma das 27 regiões do Estado. “O evento promove, cada vez mais, a inserção turística do Pampa Gaúcho com todos os seus atrativos e buscando essa nova realidade que se forma dentro do contexto atual do mapa turístico do Brasil", salienta.

Expopampa

A escolha da Soberana, mesmo realizada de forma independente, integra a programação Expopampa. Além do certame, serão apresentados pelos municípios, empresas e associações, o que há de melhor na oferta turística da região nos segmentos rural, mostrando os aspectos da agricultura e pecuária, agroindústrias, patrimônio cultural, lidas campeiras e gastronomia.

Na programação também estão previstos o 12º Encontro de Gestores de Turismo do Pampa Gaúcho, dia 3 de junho com o tema Cultura e Turismo e o 1º Fórum Turismo e Desenvolvimento Regional Mercosul, dia 4 de junho com realização conjunta da Urcamp, Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) , Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho – Codepampa e  Apatur.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br