MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ciranda de Prendas consagra novas representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Em 24/05/2022 às 08:02h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Ciranda de Prendas consagra novas representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura


A 51ª edição da Ciranda de Prendas aconteceu, este ano, em Bagé, durante todo o final de semana, no Centro Cultural Auxiliadora, Escola Cívico-Militar São Pedro e Palacete Pedro Osório, consagrando as novas representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Rio Grande do Sul.

De acordo com vice-presidente do MTG, Ilva Goulart, a última edição presencial foi realizada em 2019, e, em 2021, a edição online consagrou como Primeira Prenda Adulta e representante de Bagé, da 9ª Região Tradicionalista, Caroline Ribas, trazendo o evento, este ano, para a Rainha da Fronteira. “A prenda que vence traz o próximo evento para sua cidade. Bagé recebeu representantes de todas regiões tradicionalistas. Eles tiveram um mandato menor, foi feito em julho de 2021 e entregando em maio deste ano. Eles tiveram uma coragem de realizar o evento, tivemos percalços no caminho, mas foi para acontecer essa edição. Agora ficará na história, pois foi totalmente diferente. A Ciranda em Bagé foi maravilhosa, bem organizada”, avaliou.

Ilva ainda conta que as prendas participam de três etapas, mostra folclórica, prova escrita e artística e o encerramento, no sábado à noite, com o baile e, então, são somadas as notas das apresentações que consagram as novas representantes.

Nesta edição, cerca de 70 prendas, das 30 regiões tradicionalistas, concorreram. “Prendas com grau de instrução muito boa, conservam a tradição. Os eventos deste ano foram muito grandes. A festa campeira, em Pelotas, muito bonita, resgatando as tradições. Este concurso de prendas foi uma surpresa, prendas formadas em Direito, assim o Movimento transmite muita cultura, através dos seus CTGs. As entidades trazem as prendas muito bem preparadas”, completou.

A vice-presidente ainda conta que as prendas adultas concorrem até os 26 anos, juvenil até 17 anos e mirim, 13 anos. “Bagé nos recebeu muito bem, história maravilhosa, das batalhas, lutas do Rio Grande do Sul. O Movimento agradece a Prefeitura, Coordenadoria e Câmara de Vereadores”, destacou.

A jovem Bibiana Barbosa das Neves, de 13 anos, primeira prenda mirim da 6ª região tradicionalista, da cidade de Rio Grande, veio competir com muito orgulho da tradição. “Estudo para a escrita, apresentação para a mostra, artística e oral. Minha família sempre foi tradicionalista, minha primeira faixa foi com um aninho, pelo CTG Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande”, contou.

Vencedoras

MIRIM

3ª Prenda Mirim: ANA LIVIA POLÔNIA FRONLICH - NOVO HAMBURGO - CTG QUERÊNCIA DE NOVA HARTZ - 30ª RT

2ª Prenda Mirim: DARA MONTAGNA NETTO - CANOAS  - CTG MATA NATIVA 12ª RT

1ª Prenda Mirim :KATARINE PERIPOLLI DIAS - IJUÍ - CTG CLUBE FARROUPILHA 9ªRT

JUVENIL

3ª Prenda Juvenil:LAURA TEDESCO BRESSAN - VERANÓPOLIS - CTG RINCÃO DA ROÇA REÚNA 11ªRT

2ª Prenda Juvenil: CAROLINA GEHRES MORAES  - GRAVATAÍ - CTG ALDEIA DOS ANJOS 1ªRT

1ª Prenda Juvenil: RENATA EIDT SCHIEDECK - PANTANO GRANDE - CTG CARRETEIROS 5ªRT

ADULTA

3ª Prenda Adulta: DAIANA DAL ROS - IJUÍ - CCN PIAZITO CARRETEIRO 9ªRT

2ª Prenda Adulta: DIENIFER CANABARRO - NOVO HAMBURGO - SOC. GAÚCHA DE LOMBA GRANDE 30ªRT

1ª Prenda Adulta: GIOVANA MARTINS CONCEIÇÃO - RIO GRANDE - CCN SENTINELA DO RIO GRANDE 6ªRT

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br