MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Tour ARQ&URB: uma maratona de cultura e conhecimento

Em 23/05/2022 às 20:05h

por Redação JM

Tour ARQ&URB: uma maratona de cultura e conhecimento | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Reprodução /JM

Uma viagem que uniu conhecimento, cultura, troca de experiências e muita diversão. Assim foi o sábado, dia 21, para acadêmicos dos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Engenharia Civil da Urcamp. Acompanhados de seus professores, os estudantes cumpriram uma agenda na cidade de Pelotas denominada de ‘maratona de estudos’ com o Tour ARQ&URB - um projeto de extensão.

No evento, estavam previstos quatro momentos, começando pela visita à faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAURB-UFPEL), especialmente ao laboratório digital GEGRADI. Por lá, foram recepcionados pelas Professoras Doutoras Tássia de Vasconcelos e Adriane Borda, que fizeram uma explanação detalhada aos estudantes sobre o sistema que utiliza de scanner 3D e desenho paramétrico na confecção de maquetes físicas.

Na sequência, o grupo, na Praça Pedro Osório, foi ao exemplar secular restaurado, que é conhecido como Casa nº 8, instalações do Museu do Doce, com acompanhamento das docentes da FAURB/UFPEL, Dra. Adriane Borda e Dra. Ana de Oliveira. Ainda na Praça, os estudantes visitaram o Theatro Sete de Abril, recém restaurado, e foram conduzidos pelo diretor, o artista plástico Giorgio Ronna, que explicou técnicas sobre restauro, projeto, acústica e outros elementos pertinentes a um teatro, enquanto percorriam por suas instalações.

Na parte da tarde, o destino foi o “Masterplan” do Parque Una, um exemplar de destaque da cidade de Pelotas e da arquitetura gaúcha atual - empreendimento da Construtora Idealiza. O encontro teve a presença do escritório Ideia 1, de Porto Alegre, através dos arquitetos Paula Fontana, Stefan Maier, Pedro Collares e Ismael Lessa, que é o autor dos projetos de vários edifícios, especialmente ao “FLOW” vencedor da premiação Saint Gobain da AsBEA, de 2021.

O evento de extensão foi organizado e conduzido pelos professores Dra.Magali Nocchi Collares Gonçalves e Me.Sandro Conceição Martinez, e contou, também, com a presença do Prof. Marcelo David Pereira, dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da URCAMP. Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Módulo I Flex da Arquitetura e Engenharia tiveram praticamente uma “maratona” de estudos.

Para Magali, uma das mentoras do projeto, “O objetivo, além da troca de ideias entre a UFPEL e URCAMP, foi o de agregar conhecimento aos discentes, considerando que os exemplares compreendem propostas na área de urbanismo, arquitetura, construção civil, restauro, paisagismo, arte e arquitetura de interiores, um amplo espectro do fazer arquitetura e que  constituiu-se em  uma oportunidade concentrada de aquisição de conhecimento”.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br