MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Meteorologia prevê 'grande onda de frio' para a região

Em 16/05/2022 às 09:22h

por Redação JM

Meteorologia prevê 'grande onda de frio' para a região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

Esta semana terá um perigoso ciclone, grande onda de frio e chance de neve, segundo a MetSul Meteorologia.  Conforme o prognóstico, será um dos períodos com tempo mais extremo em meses no Brasil, com a sucessão de eventos e de forma simultânea, afetando diversas regiões e uma extensa área do território nacional.

"Serão dois grandes eventos meteorológicos atuando conjuntamente e interligados. Uma massa de ar frio de forte intensidade e um poderoso ciclone na costa do Sul do Brasil. O ciclone é que vai impulsionar o ar mais gelado pelo interior do continente, trazendo temperatura muito abaixo do normal em vários estados com frio atípico para maio no Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil enquanto no Sul o frio, embora intenso, não pode ser considerado histórico pelas referências de outros episódios de frio na histórica recente da região nesta época do ano. O ciclone, por sua vez, vai fugir muito ao que se costuma observar na região Sul pela sua trajetória, do mar para o continente, e pela sua intensidade, com um centro de baixa pressão muito mais profundo que o habitual atuando na costa da Região Sul. O Rio Grande do Sul vai ser o estado mais afetado com rajadas intensas e mesmo extremamente fortes em algumas áreas", detalha a MetSul.

Pelo previsto, o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul serão as regiões mais castigadas pelo ciclone com vento, em média, de 80 km/h a 100 km/h, mas com rajadas em alguns pontos que podem atingir até 110 km/h a 120 km/h. "A interação da circulação de umidade com áreas de baixa pressão, particularmente do ciclone muito intenso que se prevê atuará no Sul do Brasil entre terça e quarta-feira, trará chance de precipitação invernal para as áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dias com probabilidade de precipitação de neve e/ou chuva congelada são a terça e a quarta (...) No Rio Grande do Sul, a chance se concentra nos Campos de Cima da Serra, especialmente em cidades com cotas perto ou acima de 1000 metros, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes", aponta a projeção.

De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 18/2022, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga, entre esta segunda (16) e quarta-feira (18), a presença de um Ciclone Extratropical próximo do litoral manterá a chuva e provocará fortes rajadas de vento, com valores entre 60 km/h e 80 km/h, que poderão alcançar e superar 100 km/h em algumas localidades, principalmente nos setores Leste, Nordeste e Sul. "A presença do Ciclone Extratropical também favorecerá o ingresso de ar frio no continente, o que manterá a próxima semana com muito frio, onde são esperadas temperaturas mínimas próximas de 0°C em algumas regiões e máximas inferiores a 12°C em todo o Estado", aponta.

Os volumes de chuva previstos deverão ser inferiores a 10 mm entre a Campanha e a Fronteira Oeste. No restante do Estado, os valores oscilarão entre 15 mm e 35 mm e poderão alcançar 50 mm em diversas localidades da faixa Leste.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br