MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Bagé passaporteia oito exemplares da raça crioula à Nacional da Morfologia

Em 15/05/2022 às 14:30h

por Redação JM

Bagé passaporteia oito exemplares da raça crioula à Nacional da Morfologia | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Melhor Exemplar do Passaporte, Grande Campeã / Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Reunidos no Parque de Exposições da Associação e Sindicato Rural de Bagé, 101 animais foram admitidos para o Passaporte Morfologia 2022. A admissão foi feita pelo técnico Thiago Persici. No Campeonato Incentivo, 22 animais foram avaliados. Ontem, ao final do evento, oito exemplares da raça crioula, quatro machos e quatro fêmeas, foram habilitados para a Nacional da Morfologia, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que ocorrerá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O título de Melhor Exemplar do Passaporte ficou com Basca de La Reina, que também consagrou-se Grande Campeã entre as fêmeas. A Gateada Bragada é criada e exposta por Mariana Franco Tellechea e Filhos, Cabanha Basca, Uruguaiana. A égua adulta é filha de Basco Onássis e Basca Princesa. Entre os Machos, Dakota de Quaraci-TE levou o título de Grande Campeão. O colorado foi exposto e é criação de Rosalie Tavares Negrini Jones, Cabanha Quaraci, Santa Cruz do Sul, e é filho de Equador de Santa Edwiges e Balisa III do Itapororó.

A reservada de Grande Campeã foi Campana Herança, do expositor: Mário Moglia Suñe, da Cabanha Campana, de Bagé. A terceira Melhor Fêmea foi Retomada do Curupá, do expositor Ricardo de Freitas, da Cabanha Curupá, de Alegrete. A quarta Melhor Fêmea foi Morenita Chimarrão, dos expositores Carlos/Eduardo/Martha Loureiro de Souza, da Cabanha Chimarrão, de Lavras Do Sul.

O Reservado de Grande Campeão foi Basco Galileu, do expositor Juarez Vanderlei da Conceição, da Cabanha Legenda, de Bento Gonçalves. O terceiro Melhor Macho foi Campana Habanero, do exposito Mário Moglia Suñe, da Cabanha Campana, de Bagé. O quarto Melhor Macho foi Santa Larissa Fantástico, do expositor Luiz Kendy Maeda, de Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul, Paraná.

O julgamento ficou por conta de Ciro Manoel Canto de Freitas. Ele ressalta a grande qualidade e o nível excepcional, com destaque para a mostra de éguas de campo “que eu acho importantíssimo nos criatórios, que é a base de tudo, a fábrica de campeões está ali e geralmente essas éguas não vem e a Exposição de Bagé é um exemplo de muitos anos, mas como esse não sei se já tinha tido”. O jurado ressalta a qualidade das fêmeas e dos demais animais a galpão, “já que são animais completos e muito bem preparados”.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, Fausto Bettanzo da Costa, lembra do número elevado de inscritos na Exposição Passaporte e do comprometimento do quadro social, que garantiu esse esforço de valorizar o evento. Além disso, o presidente lembra de outro evento forte da região, o próximo Tempranito, que irá distribuir R$ 140 mil em prêmios e recorda que o grande campeão do Passaporte foi o campeão do último Tempranito.

Homenagem

Durante o evento, o executivo da Comissão de Provas Funcionais da ABCCC, Eduardo Neto Azevedo, entregou uma homenagem ao Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé, destacando a importância do município, que abrigou a primeira sede na história dos 90 anos da ABCCC.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br