MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Anunciados vencedores de avaliações realizadas na Embrapa

Em 12/05/2022 às 05:56h

por Redação JM

Anunciados vencedores de avaliações realizadas na Embrapa | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
PAC Hereford consagrou a Cabanha do Bolso, de Geraldo Pereira de Souza, de Lavras do Sul | Foto: Gustavo Rafael

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul divulgaram durante reunião com os criadores, nesta semana, os grandes ganhadores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) 2021/2022 e da Prova Eficiência Alimentar (PEA). A avaliação é uma importante ferramenta da ABHB em parceria com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, com foco no melhoramento genético continuo das raças.

A 18ª edição da PAC Hereford consagrou a Cabanha do Bolso, de Geraldo Pereira de Souza, da cidade de Lavras do Sul (RS), com o touro de tatuagem U097, como primeiro colocado. O reprodutor destacou-se com classificação elite. Em segundo lugar, ficou o touro de tatuagem P3734, também classificado como elite, da Fazenda Santa Tereza, de propriedade de Sucessão Dário Silva Azambuja, de Arambaré. A Estância Guatambu, de Dom Pedrito, de Valter José Pötter, ficou com o terceiro lugar, com o touro tatuagem V1050, classificado como superior.

Já na 27ª edição da raça Braford o destaque foi para o touro tatuagem E095, da propriedade de Geraldino Esteca Cabral, da Cabanha Primavera, da cidade de São Pedro do Sul, classificado como elite. O segundo lugar, ficou com a Agropecuária Sereno Ltda, de São Sepé, com o touro de tatuagem TE20071, classificado como elite. O touro U077, da Cabanha do Bolso, foi o terceiro colocado, também classificado como elite.

Em relação à PEA, na raça Hereford a primeira colocação ficou com o reprodutor de tatuagem C13, classificado como elite, da Agropecuária Cinamomos, Unistalda, de Oneide Lopes Dornelles.  Logo depois ficou o touro tatuagem U057, da Cabanha do Bolso, classificado como superior, e a terceira colocação foi para a Estância São Francisco Xavier, de José Antônio V. de Castro Galarza, de Dom Pedrito, com o exemplar tatuagem 2261, classificado como superior.

Na raça Braford, o melhor desempenho ficou com touro tatuagem Z101, classificado como elite, da Fazenda Santa Prenda, de propriedade de Sergio Renato Dias Barbieri, de Dom Pedrito. Na segunda colocação ficou o reprodutor tatuagem O717, classificado como elite, de Clóvis Cassol, da Fazenda Cerro Verde, localizada em Rosário do Sul. E em terceiro, Fazenda São Bento do Verde, touro tatuagem 20023, classificado com elite, de propriedade de Sucessão Doralicio Lorentz Borges, de São Sepé.

“Após um intenso trabalho desenvolvido nos campos da Embrapa, mais uma vez as raças Hereford e Bradford apresentaram todo seu potencial genético. Os animais tiveram um excelente desempenho, apresentando resultados surpreendentes e mostrando a qualidade”, destacou o gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja.

Através da PAC é possível avaliar várias características econômicas dos animais, tais como: ganho de peso, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, perímetro escrotal, além das avaliações fenotípicas de conformação física do animal, padrão racial e sexualidade. Por sua vez, a PEA gera importantes informações relacionadas ao ganho de peso e consumo alimentar residual, indicando animais que produzem mais com a mesma quantidade de alimento.

Este ano a prova reuniu 36 touros, sendo 15 Hereford competindo pelo primeiro lugar na 18ª edição da PAC, e 21 reprodutores Braford concorrendo ao primeiro lugar na 27ª edição da raça de 16 criatórios  com a finalidade de identificar reprodutores com maior potencial genético alimentados a pasto.

Azambuja destaca ainda a oferta dos reprodutores ao mercado. “Este ano teremos a segunda edição do Remate PAC e PEA com a oferta desses reprodutores. Será uma grande oportunidade para adquirir o melhor da genética Hereford e Braford testada e aprovada em importantes provas de melhoramento genético”.

Durante a programação da Exposição Nacional, acontece, no dia 18, o Remate Reprodutores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Prova de Eficiência Alimentar (PEA). O leilão realizado pela Parceria Leilões disponibilizará 30 reprodutores jovens Hereford e Braford testados e aprovados pela ABHB e Embrapa Pecuária Sul. O evento que está marcado para às 19h.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br