MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lidas Campeiras nos Campos de Bagé são registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro

Em 03/05/2022 às 09:33h

por Redação JM

Lidas Campeiras nos Campos de Bagé são registradas como Patrimônio Imaterial Brasileiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Marcação em Bagé, registrada no contexto do Inventário da Lida Campeira / Foto: Ana Sonaglio / Especial JM

A Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o registro da Lida Campeira nos Campos de Bagé e do Alto Camaquã como Patrimônio Imaterial Brasileiro. O Inventário da Lida Campeira foi realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por intermédio dos cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia em parceria com o Iphan, que cedeu a metodologia e financiou a primeira fase da pesquisa.

Composto por variadas frentes e levado adiante por uma equipe interdisciplinar que reflete a natureza abrangente e profunda do projeto, o Inventário buscou identificar e valorizar os detentores dos saberes e fazeres e documentar as lidas campeiras nessa área do Rio Grande do Sul, que fica na Serra do Sudeste. O trabalho envolveu, num mesmo olhar, relações humanas, animais, objetos, ambientes, malha de habitantes e tantos outros aspectos que caracterizam essas lidas.

O trabalho etnográfico incluiu acompanhamento das atividades realizadas pelos sujeitos detentores dos ofícios, denominados “campeiros”, que vivenciam ou vivenciaram a lida da pecuária. São eles proprietários de terras – de grandes extensões, médias ou propriedades familiares ou de uso comunitário, como no caso das Comunidades Quilombolas – e/ou peões campeiros, trabalhadores e trabalhadoras rurais no sul do Rio Grande do Sul que desempenham ou desempenharam as atividades de doma, pastoreio, esquila, ofício do guasqueiro, tropeada, artesanato, lida caseira, entre outras, como carneada, cutelaria, agricultura de cercado e produção tradicional de erva-mate. De acordo com os pesquisadores, a lida campeira abarca uma série de atividades, configurando-se como um modo de vida.

O Inventário foi elaborado com o objetivo de identificar, documentar e construir conhecimento sobre a lida campeira para fins de registro como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro. De acordo com o Iphan, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares.

A Constituição Federal de 1988 reconhece a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. “O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”, pontua o Iphan.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br