MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Abril tem queda de mais de 70% de casos registrados de Covid-19

Em 30/04/2022 às 11:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Abril tem queda de mais de 70% de casos registrados de Covid-19 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rovena Rosa/Agência Brasil

Exatamente um ano após o pior momento da pandemia em Bagé, o cenário de contaminações pelo vírus parece ter estabilizado. Indicadores como número de óbitos e internações estão muito abaixo do que o registrado no mesmo período de 2021 e, inclusive, muito abaixo do que os registros dos últimos três meses.

De 1º a 28 de abril, foram registrados 491 casos novos e um óbito. Atualmente, são 22.391 casos confirmados - 80 deles estão com vírus ativo, em isolamento domiciliar. Inclusive, o número de pessoas com quadro agravado caiu significativamente, tomando por base o número de internações atuais, relacionadas ao vírus. Vale registrar que trata-se apenas de uma parcial, já que não tabula dados dos dias 29 e 30 deste mês. 

O cenário é muito mais estável do que aquele encontrado nos últimos três meses. A média diária caiu para 17 casos novos registrados por dia - em fevereiro, chegou a 200 novos casos, diariamente, em consequência da grande facilidade de disseminação da variante Ômicron.

Em relação a março, a queda do número mensal de contaminações foi superior a 74%; esse índice é ainda maior - 91% - se comparado à média de casos mensais registrada em fevereiro, de 5,4 mil. Inclusive, no segundo mês do ano foram registrados 20 óbitos associados ao vírus, enquanto em março foram seis óbitos relacionados à Covid-19.

O secretário adjunto de Saúde, Dr. Ricardo Necchi, avalia o cenário atual como extremamente positivo, levando em conta um dos principais indicadores da pandemia, que é o número de internações de pacientes com complicações em consequência do vírus. Até o fechamento desta edição, não havia nenhuma internação em UTI ou leito clínico associada ao vírus.

Ele aponta, ainda, que outro reflexo da estabilização do cenário é através dos resultados do projeto Testar. Desde que iniciou a testagem em massa no município, na metade de janeiro deste ano, cerca de 400 testes eram realizados por dia. Em fevereiro, por exemplo, a média de positivados era quase 50% dos testes disponibilizados.

Atualmente, com a demanda menor, o número de testes disponibilizados caiu para 150 diários. E menos de 13% destes são positivados. “O projeto tem registrado sempre abaixo de 20 pessoas por dia contaminadas e todas estão evoluindo bem, em casa”, comenta Necchi.

Ainda em março, quando o cenário de contaminações começava a dar sinais de melhora, o município flexibilizou os protocolos sanitários e levantou a obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos quanto fechados - com exceção de locais de atendimento de saúde.

Inclusive, uma das flexibilizações foi a exigência do comprovante vacinal para circulação de pessoas em ambientes fechados - atualmente, a comprovação é exigida obrigatoriamente somente para profissionais de saúde em ambiente de trabalho. Já em relação ao comércio, por exemplo, a decisão de exigir ou não o documento fica a cargo das próprias empresas.

Mesmo com o cenário de aparente estabilidade, Necchi aponta para a necessidade de ainda manter alguns cuidados. “Por enquanto, sugerimos o uso da máscara em lugares com grande aglomeração de pessoas, que tenha confraternização entre elas. Fora isso, não há mais recomendação para uso de máscara”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br