MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Centro de Referência Regional em Autismo será inaugurado no Caminho da Luz

Em 29/04/2022 às 08:15h

por Redação JM

Centro de Referência Regional em Autismo será inaugurado no Caminho da Luz | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Tiago Rolim de Moura

O Caminho da Luz e o Governo do Estado realizam, hoje, a inauguração oficial do Centro de Referência Regional do programa TEAcolhe em Bagé. Entre 14h e 17h, uma programação com várias atividades será realizada nas dependências da instituição. A solenidade, com inauguração de uma placa, está marcada para as 15h30.
O TEAcolhe RS estabelece, nos centros regionais, a organização estratégica das Redes de Atendimento a pessoas com autismo. Desde 2021, após a seleção do projeto do Caminho da Luz em edital, a transformação para um Centro Regional era aguardada pela instituição. Os Centros de Referência em Transtorno do Espectro Autista atuam no fortalecimento e qualificação das equipes das redes locais de assistência social, educação e saúde, não tendo a atribuição de substituir o atendimento dos serviços e equipamentos já existentes.

O Centro Regional irá proporcionar a capacitação aos seis municípios que compreendem a abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde - além de Bagé, estão Aceguá, Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra e Lavras do Sul.
As atividades na sexta-feira começam às 14h. Várias ações serão realizadas conjuntamente para marcar o início do Centro de Referência Regional. Entre as atividades estão a participação da equipe do CadÚnico da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), para atualização do cadastro, além da confecção das carteirinhas para autistas.

Haverá ainda atrações para as crianças, como brinquedos infláveis (pula-pula e piscina de bolinhas), um circuito interativo, organizado pelos técnicos da Educação Física e da Psicomotricidade do Caminho da Luz, apresentação circense da Borges & Cia, pintura facial artística (a cargo dos professores da Escola de Educação Especial do Caminho da Luz), além do cantinho para contação de histórias e o cantinho pet, entre outras atrações.

"É um momento muito especial, de um trabalho realizado em 2021, que passou pela elaboração do projeto, participação do edital do Estado e a contemplação. O Centro de Referência nos traz alegria, mas sabemos da responsabilidade no fortalecimento de ações que visem a desmistificar o autismo, a importância de conhecer mais sobre esse tema e as formas de diagnóstico e tratamento", pondera o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.

No evento haverá ainda a venda de camisetas e chaveiros da instituição, além de pontos de informações sobre cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha e de como as pessoas podem encaminhar doações através do Imposto de Renda - cujo prazo vai até 31 de maio e onde as pessoas físicas que realizarem a declaração completa podem destinar até 3% do imposto a ser pago à instituição.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br