MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé cria comitê gestor do selo de acessibilidade

Em 29/04/2022 às 07:29h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Bagé cria comitê gestor do selo de acessibilidade | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Desde o dia 13 de abril, Bagé conta com o comitê gestor do selo de acessibilidade, que teve o termo de adesão assinado pelo secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Michelon Apoitia, em dezembro de 2021. O grupo será o responsável por avaliar se os locais – públicos ou privados – atendem às normas de acessibilidade, para que sejam concedidos os certificados – Ouro, Prata ou Bronze - de acordo com os requisitos atendidos e irá se reunir uma vez por mês e passará atuar junto aos estabelecimentos. O município de Bagé é o segundo do Estado a criar este Comitê - o primeiro foi Vera Cruz.

O ato de criação, que aconteceu de forma híbrida no auditório da Promotoria Estadual de Bagé, contou com a participação de representantes do Estado, promotor de Justiça e coordenador do Caurb, Maurício Trevisan, o arquiteto e urbanista, André Huyer, e a coordenadora de Acessibilidade da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no Rio Grande do Sul (FADERS), Aline Monteiro.

O encontro foi coordenado pela promotora de Bagé, Júlia Fresteiro Barbosa Lang, e a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência e presidente do Compede, Cimone Barbosa, e teve a participação de representantes de diversas entidades da sociedade civil, universidades e secretarias, que farão parte do Comitê Gestor. Na oportunidade, também foi apresentado o projeto-piloto Calçada Acessível, desenvolvido através da cartilha URBE.

Criado pela FADERS, o Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade e Inclusão tem como objetivo estabelecer, divulgar e implantar parâmetros claros que definam as condições para que as acessibilidades de informações interativas e arquitetônicas sejam de fácil verificação por toda a sociedade.

O Sistema Estadual de Selo de Acessibilidade visa também motivar o poder público e a sociedade a aderirem o desenho universal para espaços, mobiliários, serviços e equipamentos para prédios, praças, escolas e quaisquer ambientes públicos ou privados que poderão receber um dos três tipos de selo: bronze, prata ou ouro.

Após a adesão do município qualquer espaço público ou privado pode candidatar-se ao Selo de Acessibilidade e caberá ao Comitê Gestor Municipal fazer as verificações e conceder o Selo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br