MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Agesan-RS passa a regular saneamento em Bagé

Em 28/04/2022 às 09:30h

por Redação JM

Agesan-RS passa a regular saneamento em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Convênio com município da Campanha gaúcha foi assinado na terça-feira | Foto: Divulgação

A Agência Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) firmou convênio de regulação com o município de Bagé. A partir de agora, a Agesan-RS torna-se responsável pela fiscalização dos sistemas de saneamento básico da cidade, que é atendida pelo Departamento de Água, Arroios e Esgotos (Daeb).

Fundada em 2018, como consórcio público, a Agesan-RS regula, atualmente, 26 municípios gaúchos. O diretor geral, Demétrius Gonzalez, explica que a atuação de uma agência é estabelecida por legislação federal. “Podemos destacar que Bagé agora está regularizada neste sentido”, pontua.

O objetivo da Agesan-RS, conforme destaca Gonzalez, é fazer com que os serviços sejam cada vez mais eficientes. O trabalho, para cumprir esta meta, inclui o processo de vistorias dos sistemas, o que envolve informações sobre a infraestrutura do Daeb. Esta etapa permite à Agência conhecer as demandas para organizar o cronograma de fiscalizações, que devem ocorrer a partir de junho.

Gonzalez adianta que a Agesan-RS vai analisar as tarifas em vigor no município. A questão tarifária é estratégica para o cumprimento de metas estabelecidas pelo marco do saneamento, que determina o fornecimento de água potável e esgoto tratado a pelo menos 90% das residências até 2033.

A análise das tarifas considera aspectos relacionados aos custos e às demandas de investimentos. Gonzalez observa que a Agência também deve implantar, no município, normativas que colaboram para redução de perdas de distribuição de água e para redução de custos, por exemplo, no contexto da busca pela eficiência.

Mencionando o orgulho por assumir a regulação dos serviços em Bagé, Gonzalez qualifica a atuação no município de mais de 120 mil habitantes como um desafio, considerando o histórico de racionamentos de distribuição de água enfrentados pela maior cidade da Campanha gaúcha. “É uma situação que, sem dúvida, precisa de uma solução. E vamos atuar para contribuir neste sentido”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br