MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fronteira Nerd deve mobilizar comunidade geek

Em 26/04/2022 às 13:18h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Fronteira Nerd deve mobilizar comunidade geek | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo que participou do último evento, em novembro de 2021 Foto: Divulgação

Herdeiro direto do tradicional evento Japan Project, o festival Fronteira Nerd deve retomar a movimentação do cenário geek de Bagé. O evento, ainda sem data oficial, mas com previsão de ocorrer no início de julho, deve reunir os aficionados por todas as vertentes da cultura nerd, de histórias em quadrinhos a K-pop.

Um dos coordenadores do evento, Ramiro Homem Menezes, explica que a agenda surgiu como uma espécie de legado do evento Japan Project, que terminou em 2014 após vários anos de realização. Assim, em 2016, o público “órfão” do evento reuniu-se para realizar uma nova atividade, reformulada, chamada Animalaria, que ocorreu por dois anos consecutivos.

Após um hiato de três anos, o grupo reuniu-se novamente, em 2021, para realizar uma nova atividade aos moldes dos anteriores, mas com apresentação diferente, chamado Nerd Project, que ocorreu na escola Luiz Mércio Teixeira, no final do ano passado. 

A organização da atividade deste ano já estava em andamento, mas foi surpreendida pela necessidade da alteração do nome, já que aquele que vinha sendo utilizado, Nerd Project, já havia sido patenteado para outro fim. E assim surgiu o festival Fronteira Nerd, que deve reunir atividades voltadas aos apaixonados por histórias em quadrinhos, animes, mangás, k-pop, e outras atividades do mundo geek.

Em edições anteriores, figuras conhecidas no meio participaram dos eventos, como o dublador Élcio Sodré, que deu voz ao personagem Shiryu, em Cavaleiros do Zodíaco, bandas de animesongs como Ero-taichou e Set Fly. 

Já a programação desta edição ainda está em construção, mas foi garantida nova participação da Set Fly e também da Yokai Squad, além do grupo de dança de k-pop N4. Também está sendo negociada a participação de um youtuber de quadrinhos de Porto Alegre, entre outras atividades.

O evento também deve apresentar desfiles de cosplay, shows musicais, torneios de videogame, card games, além da presença de estandes de lojas especializadas em artigos geeks. “Outro objetivo do evento é esse, alavancar empresas do segmento nerd da cidade. Nós giramos a economia local porque as empresas faturam bastante neste evento, com a venda de funkos pop, action figure, cards, quadrinhos e camisetas”, comenta.

Além disso, o Fronteira Nerd também traz um caráter solidário, já que será solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada. Neste ano, conforme explica Menezes, a intenção é buscar custeio de todas as despesas do evento através de apoios e patrocínios, possibilitando o acesso gratuito do público. Mas caso isso não ocorra, deverá ser cobrado um valor módico para auxiliar nos custos da atividade.

“Queremos reunir em um só espaço o pessoal que curte anime, mangá, k-pop, histórias em quadrinhos, todo esse público que é carente desse tipo de material e espaço para conversar sobre esses interesses. Estamos organizando um evento para toda a família, onde os pais possam passar o dia com os filhos e aproveitar várias atividades”, explica o organizador.

Vale destacar que a comunidade geek não é pequena em Bagé. A gigante do varejo virtual, Amazon - que movimenta cifras milionárias no segmento de produtos geek - apontou Bagé como destaque no consumo de cultura nerd no país em duas situações: em 2015, devido ao grande consumo de quadrinhos e mangás, e em 2019, devido à grande quantidade de produtos adquiridos com temática relacionada a Game Of Thrones - série que foi um marco nas produções televisivas e que teve seu final exibido naquele ano.

Para acompanhar mais sobre as atrações e confirmações da programação, basta seguir o perfil @fronteiranerdoficial no Instagram, onde também é disponibilizado link para um grupo de WhatsApp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br