MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Procissão de Ogum movimenta cerca de três mil pessoas

Em 23/04/2022 às 20:28h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Procissão de Ogum movimenta cerca de três mil pessoas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem segue para o Centro Afro Iansã e Xangô Foto: Jaqueline Muza

Após dois anos de hiato, em função da pandemia, a procissão de Ogum, que no sincretismo católico representa São Jorge, tornou a iluminar e movimentar o centro da cidade, na noite de hoje. Cerca de três mil pessoas de 15 centros diferentes participaram da caminhada, que teve início na Praça de Esportes e foi finalizada no largo da Catedral de São Sebastião. Na chegada, o pároco, padre Jair Silva realizou uma benção dos fiéis.

Vale lembrar que essa ação remonta às origens da procissão, realizada há mais de cinco décadas no município. Antes de ser coordenada pela AEUB, a procissão era realizada no sentido inverso do que vinha sendo praticado nos últimos anos (saída da Catedral com destino à Praça de Esportes). Neste ano, o sentido foi invertido, com saída da Praça.

Presidente da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé - AEUB, Delmar Medeiros, exaltou a celebração realizada em parceria entre Umbanda e Igreja Católica. “Desde que foi criada a AEUB, a procissão era conduzida por umbandistas e abençoada aqui pelo padre da Catedral de São Sebastião. É uma grande benção que com certeza cada um vai levar em sua caminhada, porque São Sebastião e São Jorge são grandes defensores do cristianismo, seguidores de Jesus e Jesus é nosso rei”, destacou ele. Vale lembrar que neste ano, a celebração ocorreu no trajeto inverno, com chegada

A celebração deste ano foi organizada pelo Centro Afro Iansã e Xangô, da Ialorixá Clair dos Santos Rosa. Inclusive, Clair tornou a receber a imagem de Ogum/São Jorge em seu centro, no Passo das Pedras, onde a imagem estava desde o início deste mês.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br