MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp retoma as aulas em formato presencial através da Graduação i Flex

Em 17/02/2022 às 10:32h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Urcamp retoma as aulas em formato presencial através da Graduação i Flex | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Chrystian Ribeiro/Ascom

Desde a segunda-feira, dia 14, uma série de ações marcou o retorno das atividades acadêmicas na Urcamp. A Graduação i Flex, aliás, é a grande novidade deste semestre.

A Urcamp tem reforçado, desde o início da pandemia, que a prioridade é a saúde de todos. Por isso, os cuidados sanitários e de segurança continuam os mesmos: uso de máscara, álcool em gel, limpeza constante de todos os ambientes e o distanciamento mínimo necessário.

A presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitora da Urcamp, professora Lia Quintana, destacou a importância deste retorno e reforçou o ensino, que agora ganha outras formas de aprendizagem. “A Urcamp já vinha se adaptando às novas tecnologias, pois nunca paramos de nos qualificar. Preparamos nosso quadro docente com cursos, qualificação, treinamentos, tudo pensando em preparar cada vez mais o nosso estudante para o mercado de trabalho. A Graduação i Flex é isso, focar numa aula dinâmica, moderna, onde o nosso aluno intensifica este modelo que implantamos em 2019, que é de trabalhar projetos reais da comunidade, desde que ingressa no curso superior”, explica.

E para incentivar a inclusão de novos alunos, a Instituição promoveu dois dias de descontos nas mensalidades durante todo o primeiro semestre. A ação denominada “Dia D 20% Off”, fez com que muitos estudantes corressem para garantir os descontos de 20%, além dos brindes que foram disponibilizados aos calouros com surpresas descritas nos balões.

O ambiente de otimismo é visível nos alunos. Helena Martins Zavalik, 18 anos, destinou a terça-feira, 15, para efetivar a matrícula com transferência para o curso de Psicologia e já assistiu a primeira aula como aluna da Urcamp. “Falei com a coordenadora do curso que me avisou que teriam descontos para quem se matriculasse, então corri pra Urcamp. Estou muito ansiosa e feliz por ingressar no curso superior", revela.

Alguns puderam matar a saudade dos encontros presenciais. Foi o caso de Luiza da Silva Trindade, do 7º módulo do curso de Medicina Veterinária, que já assistiu aula com a turma. “Eu estava ansiosa para retornar. Quando começamos no on-line, a gente não imaginava que a pandemia fosse durar tanto tempo. Voltar e poder reencontrar meus colegas e professores é muito bom, dá um novo ânimo para estudar", aponta.

Para os professores, este retorno representa um novo estímulo. A professora Carmem Vaz, que também atua como coordenadora do curso de Enfermagem, lembrou que o espírito de união tem sido o grande norte desde o início da pandemia. "Desejo que esse nosso retorno seja excelente, repleto de grandes conquistas e muito aprendizado e, que a motivação esteja sempre presente e acompanhada pela vontade de aprender e ensinar”, frisa.

A diretora Acadêmica da Urcamp, professora Jane Vilaverde Gomes, também manifestou otimismo e entusiasmo com o começo do ano letivo de 2022. “A Urcamp vê esse retorno como um momento especial. Mesmo que a pandemia, que marcou os últimos dois anos, não tenha terminado, voltamos em sistema presencial, mas munidos de nossas experiências, com novas tecnologias somadas neste último período. Então, esperamos que todos voltem a aproveitar o nosso conhecimento e a formação superior oferecida pela Urcamp há mais de 60 anos. Desejamos a todos um bom retorno!”, destaca.

Aula inaugural destaca novo panorama da educação

O vice-reitor da PUC do Paraná, Vidal Martins, foi convidado a ministrar a aula inaugural deste semestre, que aconteceu na última segunda-feira, trazendo a temática “Ensino flexível no novo panorama de tecnologia da educação brasileira” para debate.

Doutor em Informática pela Universidade de Nantes, França, Mestre em Informática pela PUCPR e graduado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná, Martins é professor titular da PUC PR e exerce a função de vice-reitor da universidade desde 2017, onde também atuou como pró-reitor de graduação. Ele iniciou sua fala destacando a importância de debater os cenários novos que se abrem em um momento de corrida tecnológica intensa. “A mentalidade da inovação é fundamental para as pessoas que a gente forma. É um impacto nas organizações, mas nos impacta também como instituição de Ensino Superior, porque temos que preparar as pessoas para essa realidade”, explica.

As mudanças constantes de cenário a partir do avanço tecnológico é um dos desafios do Ensino Superior apontados por ele, já que a instituição deve não apenas entender, mas antecipar e adaptar-se ao novo cenário para atender a demanda do momento. “Se nós, como universidade, continuarmos fazendo só o que a gente já fez, a tendência é que vá contraindo a possibilidade de sermos relevantes para a sociedade. Temos que entender esses movimentos, não deixando de fazer aquilo que a gente já faz, mas fazendo mais, indo ao encontro dessas necessidades”, explica.

Ele aponta, ainda, que diante do novo panorama de avanços tecnológicos, as competências têm durado menos, o que influencia, diretamente, na forma de aprendizagem que deve ser adotada. “Algumas décadas atrás, fazia-se uma formação e aquela competência valia por 30 anos. Hoje a gente vê que com os avanços tecnológicos, é muito mais rápido para que as coisas percam a validade. Nós temos, então, uma competência que dura cinco anos.  Temos que reciclar para estar dentro de uma realidade de mercado, para que o conhecimento e capacidade de produção seja útil. Isso abre a possibilidade de aprendizagem ao longo da vida”, diz.

Graduação I Flex

O modelo acadêmico é uma extensão da Graduação I, implementada na Urcamp em 2019, que trabalha o ensino por competências, onde os estudantes desenvolvem soluções para projetos reais, através de demandas vindas da comunidade. As empresas, órgãos públicos, clubes de serviços e até mesmo profissionais liberais, depositam seus problemas na Plataforma Sou i de Projetos Integradores, por meio do endereço: soui.urcamp.edu.br, os alunos escolhem o projeto que trabalharão e desenvolvem soluções ao longo do semestre. Na Graduação i Flex, o ensino passa a ser híbrido, possibilitando a interação com outros Campi, mesclando aulas virtualizadas com a presencial.

A Urcamp oferece hoje uma extensa lista de cursos, nas modalidades presencial e EAD, totalizando mais de 40 opções de graduações. As informações de cada um deles estão nos seguintes endereços: presencial – urcamp.edu.br, EAD – ead.urcamp.edu.br.

Vestibular

Apesar das aulas terem retornado nesta segunda-feira, 14, para a graduação presencial, o Vestibular Permanente da Urcamp segue com as inscrições abertas. A prova de redação é online e corrigida em até 48h. Para consultar a aprovação, o candidato consulta com CPF no mesmo local onde se inscreveu; depois é só acessar o Portal do Aluno e fazer a matrícula. Caso tenha dúvida, a Central de Atendimento está disponível no chat do site da Urcamp e no WhatsApp 53 3242-8244, das 9h às 21h, sem intervalo.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br