MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

PDT questiona medidas de desestatização da Corsan

Em 25/01/2022 às 08:00h

por Redação JM

PDT questiona medidas de desestatização da Corsan | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Companhia é responsável pelo abastecimento de Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul / Foto: Divulgação

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) questiona, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a validade de dispositivos de lei que autoriza o governo do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos em 317 municípios, incluindo Aceguá, Dom Pedrito e Lavras do Sul. O relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade é o ministro Nunes Marques.

De acordo com o partido, a lei estadual 15.708, de 2021, tem o objetivo de viabilizar a abertura de capital e a venda do controle acionário da Corsan, sob a justificativa de proteção à população e crescimento da empresa e à criação de um ambiente de transição seguro, eficiente e de proteção aos municípios. No entanto, a norma possibilita a transformação automática do aditamento de contratos de programa atualmente vigentes entre a empresa e os municípios gaúchos em contratos de concessão. O PDT sustenta que a mudança deveria ser precedida de licitação, a partir de leilão de saneamento ou venda de ações.

Outro argumento apresentado pelo PDT é o de que a possibilidade de prorrogação dos contratos viola o Novo Marco Legal do Saneamento Básico (lei federal 14.026, de 2020), cuja validade foi declarada pelo plenário do STF em dezembro do ano passado. De acordo com o PDT, a Constituição Federal estabelece competência privativa da União para instituir diretrizes para o saneamento básico e um sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos, cabendo aos estados, em razão de competência comum, promover a melhoria das condições do setor.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br