Região
Miguel Arlindo Câmara e estrada de acesso ao Pampeano receberão verbas para pavimentação
por Jaqueline Muza
As prefeituras de Candiota e Hulha Negra estão comemorando duas importantes obras para a região. Na tarde de segunda-feira, dia 24, o governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), assinou convênios para pavimentação e melhorias na infraestrutura viária de municípios. Candiota terá a pavimentação da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) e Hulha Negra o asfaltamento da estrada de acesso ao frigorífico Pampeano.
A MAC liga a BR-293 à Usina Termelétrica (UTE) Presidente Médici, administrada pela CGT Eletrobras. A rodovia conta com 14,6 quilômetros de extensão e foi construída em 1973, pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Após a emancipação do município (em 1992) e a transferência da termelétrica para a Eletrobras, a administração da rodovia ficou indefinida e a situação que perdura até o momento.
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, esteve em Porto Alegre para a assinatura do convênio. Ele entregou o projeto executivo para o Daer, no dia 14 de janeiro, e preferiu não se manifestar antes de concretizar o convênio. Através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a reportagem do Jornal MINUANO conseguiu apurar que serão investidos cerca de R$ 12 milhões no projeto, sendo R$ 2 milhões de contrapartida do município.
Ligação com frigorífico
Em Hulha Negra, a prefeitura comemora a assinatura do convênio como um dia histórico. O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destaca que o asfaltamento da estrada de acesso ao frigorífico Marfrig, é uma luta antiga, porém, constante. “Todos sabem do empenho que estamos fazendo para que o Estado atenda a nossa demanda, que na verdade é uma demanda regional devido à importância que o Marfrig representa economicamente. Enquanto os municípios lutam para trazer empresas que oferecem centenas de empregos, estamos lutando para que o Marfrig permaneça na região, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos que ajudam a alavancar a economia regional”, frisa.
O projeto contempla a pavimentação asfáltica de 2.584,11 metros lineares, o equivalente a 20 963,64m² de área. O projeto é avaliado em R$ 5. 056 691,77, com contrapartida do município no valor de R$ 758. 503,77. A pavimentação asfáltica diz respeito ao processo mais utilizado para o revestimento de estradas, rodovias e vias urbanas em geral, tanto na construção quanto na recuperação. Isso porque é a opção mais vantajosa em questão de durabilidade, segurança e resistência.
O trecho de 2,5 km que liga a BR-293 ao frigorífico Marfrig/Pampeano é responsável pelo tráfego de centenas de caminhões com matéria-prima e produtos para exportação, e a estrada, ainda de terra, é considerada um empecilho para o desenvolvimento. Isso porque, além de uma ponte baixa e estreita que fica cerca de 1,5 metros submersa em períodos de cheias, na maior parte do trecho, não há capacidade para o tráfego de dois veículos de grande porte ao mesmo instante, o que ocasiona atolamentos e tombamentos de veículos.
Além de caminhões e carretas com produtos que entram e saem diariamente do frigorífico, a estrada também é o principal acesso diário para os colaboradores da empresa, seja através de veículos de passeio e oficiais, ou ônibus – o principal que transporta funcionários de Bagé e Hulha Negra ou o intermunicipal que faz linhas entre os municípios de Bagé, Hulha Negra e Candiota, principalmente.