MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Lançamento de coleção literária marca encerramento do projeto Fio da Meada

Em 23/01/2022 às 13:20h

por Redação JM

Lançamento de coleção literária marca encerramento do projeto Fio da Meada | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Textos são livremente baseados nas memórias das artesãs de lã gaúchas / Foto: Divulgação

O lançamento de três mil livros de literatura infantil, acompanhados de três mil cadernos de atividades, marca o encerramento das atividades do Projeto Fio da Meada: Patrimônio Cultural no Território da Lã do Rio Grande do Sul. O qual tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a lã crua como patrimônio cultural imaterial do Estado por meio do seu artesanato tradicional e de referência cultural.

Neste mês, chegou ao final a primeira edição com números significativos de atividades e participação de público. No total, foram realizadas quatro exposições presenciais de duração de um mês em quatro cidades (Bagé, Jaguarão, São Gabriel e Porto Alegre), 42 oficinas e capacitações, oito palestras com a temática do patrimônio da lã no Rio Grande do Sul, além do resultado final com o lançamento da coleção literária infantil.

O projeto, que foi adaptado para uma proposta híbrida devido ao momento pandêmico, teve atividades presenciais através de um circuito itinerante de exposições e oficinas. A etapa web intitulada Festival Lãs do Rio Grande do Sul, reuniu oficinas, capacitações, lançamento de feira de produtos e palestras, que tiveram a proposta de internacionalizar a iniciativa de promoção da lã gaúcha. A ideia foi dirigida para artesãos, escolares, pessoas com deficiência e empreendedores e profissionais da lã. As atividades foram gratuitas e ministradas pelas artesãs homenageadas e profissionais da cadeia produtiva da lã no Estado.

Para encerrar o ciclo de 2021 do projeto, foi lançado na última semana, 14, a Coleção Fio da Meada: Educação para o Patrimônio, composto por quatro livros e um caderno de atividades que busca no saber-fazer das fibras naturais a memória das artesãs e artesãos da cultura do Rio Grande do Sul. São histórias que demonstram de forma lúdica os desafios de crescer preservando os traços da cultura rio-grandense.

A publicação é direcionada ao público infantil a fim de aproximá-lo da ancestralidade do patrimônio cultural brasileiro. Nesta primeira edição, o público vai conhecer as personagens Lalinha, Nilza, Aninha e Evinha, que vão encantar com histórias de carinho e amor pela lã. Os textos são livremente baseados nas memórias das artesãs de lã gaúchas Clair (Bagé), Nilza (Jaguarão), Ana (São Gabriel) e Eva (Mariana Pimentel), homenageadas nesta edição do projeto.

A autoria da coleção é da museóloga, gestora cultural, educadora em Patrimônio e idealizadora do projeto, Letícia de Cássia, e da ilustradora, artista visual, diretora de arte e maquiadora profissional do cinema gaúcho, Carmem Fernandes. A distribuição é gratuita para as escolas da rede pública de ensino e bibliotecas do Rio Grande do Sul.

Financiado com recursos do Governo do Estado por meio de Fundo de Apoio à Cultura, o projeto tem como parceiros institucionais a Emater/RS-Ascar, FGTAS, RS Criativo Sedac, Associação Pampa Gaúcho de Turismo, Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), Memorial do Rio Grande do Sul, Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Federação das Cooperativas de Lã do Brasil (Fecolã), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos (ABCONC), Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac), Associação para a Grandeza e União de Palmas (Agrupa), Associação em Defesa da Ecologia Ampla e da Arte (Ecoarte), Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Gestio Consultoria, Paramount Têxteis, prefeituras de Bagé, Jaguarão e São Gabriel.

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br