MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco celebra 80 anos de fundação

Em 20/01/2022 às 13:22h

por Redação JM

Arco celebra 80 anos de fundação | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Solenidade foi realizada na sede da Associação, em Bagé / Foto: Divulgação

Reunindo um pequeno grupo de convidados, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) celebrou a passagem dos seus 80 anos, na noite de terça-feira, 18, em sua sede, em Bagé. Enaltecendo a data de fundação da entidade (ocorrida em 18 de janeiro de 1942, em Santana do Livramento), a decoração reuniu fotos antigas e a exposição da galeria dos ex-presidentes. A diretoria irá promover, durante a Expointer, uma festa para reunir os associados, inspetores técnicos e parceiros.

Eu sua fala, o presidente da Arco, Edemundo Gressler, agradeceu a presença de todos e falou da felicidade e do compromisso de estar à frente da entidade nessa data tão significativa. “Desde 1977 somos uma entidade nacional, respeitada e homologada pelo Mapa, para fazermos o registro genealógico dos ovinos. Temos certeza que nosso trabalho é realizado com muito respeito e dedicação aos verdadeiros donos da Arco, os nossos associados espalhados por todo o Brasil”, destacou.

Gressler ainda homenageou o ex-presidente Jair Menezes, que estava presente no ato, e um dos associados mais antigos da Arco, com cadastro de 1952, o senhor Manuel Sarmento, o tio Lito. Estiveram presentes membros da diretoria da Farsul, José Alcindo D’Ávila, Paulo Ricardo Souza Dias e o assessor das Comissões, Rodrigo Rizzo. 

José Alcindo, representando o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, falou da importância da Arco para a ovinocultura e destacou o trabalho desempenhado em 80 anos. Junto aos membros da Farsul, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Correa de Melo, entrou uma placa em homenagem à Arco.

A Federação das Cooperativas de Lã (Fecolã), através do seu residente, Leocádio Ledesma, prestou homenagem a Arco e entregou uma placa comemorativa ao aniversário. O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana, também prestigiou a solenidade, falando do respeito que tem pela Arco e pela ovinocultura, lembrando, ainda, que, como deputado estadual criou, por demanda de membros da diretoria da entidade, a Frente Parlamentar da Ovinocultura, com o objetivo principal de controlar predadores.

Após as falas das autoridades, foi descerrada a placa comemorativa aos 80 anos da Arco e foi servido um risoto de cordeiro. Estiveram presentes, também, o senhor Fernando Flores Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul; senhor Geraldo Ott Filho, presidente do Sicredi Fronteira Sul; o presidente da Associação Bageense de Criadores de Ovinos, Gustavo Velloso, e o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Romney Marsh, Manuel Luis Sarmento.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, Oscar Collares; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ile de France e membro da diretoria da Arco, Rafael Paim, que representou também a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e membro da diretoria da Arco, Silvio Lindner; a senhora Elisabeth Lemos, 1ª vice-presidente da Arco, a senhora Neli Lúcia Abascal, membro da diretoria, também estiveram presentes.
 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br