MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Abertura oficial da colheita da oliva será realizada em fevereiro

Em 14/01/2022 às 06:50h

por Redação JM

Abertura oficial da colheita da oliva será realizada em fevereiro | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estância das Oliveiras, em Viamão, vai sediar evento em 2022 / Foto: Divulgação

Os pomares da Estância das Oliveiras, em Viamão, serão o cenário da Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul 2022, marcada para o dia 18 de fevereiro. Apesar das variações climáticas, a expectativa dos produtores é manter os volumes registrados na última safra, quando foram produzidos 202 mil litros de azeites extra virgem no estado. Os pomares gaúchos são responsáveis por aproximadamente 80% de toda produção nacional de azeite.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) com o apoio do Governo Estado, a Abertura Oficial da Colheita das Oliveiras é o principal evento do setor olivícola no Brasil, reunindo produtores, especialistas, fornecedores, indústria, além de consumidores e apreciadores. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura de Viamão, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Após ser restrita em 2021 devido ao cenário instável de pandemia, neste ano, a Abertura chega a sua décima edição e contará com uma programação especial e espaços para expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos e apoiadores.

Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, a abertura da colheita das azeitonas é uma excelente oportunidade para divulgar, informar e reunir todos os elos da cadeia que formam o setor da olivicultura. “É um evento marcado por muita confraternização, onde é possível conhecer mais sobre o azeite extra virgem brasileiro, apresentar novas máquinas, tecnologias e pesquisas, além de acompanhar a colheita.”, destaca.

Outra atração da Abertura Oficial da Oliva em 2022, segundo o presidente do Ibraoliva, é que após a colheita os participantes poderão acompanhar a produção do azeite. “Isso só será possível porque a Estância das Oliveiras conta com um lagar (local onde ocorre a transformação da azeitona em azeite) dentro da sua propriedade”, ressalta Renato Fernandes.

Olivicultura no Brasil
Setor agrícola muito promissor, a olivicultura e a produção de azeite extravirgem se consolidaram em alguns estados do país, com ênfase para o Rio Grande do Sul, que é hoje o maior produtor de azeitona e o local com maior potencial de expansão do cultivo da oliveira. O Ibraoliva estima que até 2025 o Brasil atinja 20 mil hectares de oliveiras plantados. Desde o começo do cultivo de oliveiras, o Rio Grande do Sul passou de 80 hectares em 2005 para aproximadamente sete mil hectares cultivados em 2021. Nos próximos três anos a tendência é superar os 10 mil hectares.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br